Essa pesquisa surgiu a partir da leitura do livro de Morin, sobre as reflexões do tema “A cabeça bem feita”. A partir dessa leitura percebemos o quanto o autor preocupa com alunos e professores na questão do pensar e reformular atitudes de transformações relacionadas as aprendizagens. O autor traz relatos sobre a inadequação dos saberes separados, retalhamento das disciplinas que, favorecem incompreensão dos conteúdos. Nessa linha de entendimento, o autor aponta caminhos para um pensamento encorajador e voltado para o desenvolvimento da inteligência geral. Tornar o ambiente escolar um exercício ligado a dúvida, para assim gerar indução, dedução, lógica e argumentação. O presente artigo, traz como objetivo principal analisar essa obra literária que impulsiona os leitores a mudar a cabeça e implementá-la com conhecimentos que, favorecem aprendizagens. Entender ainda como Edgar Morin traz a filosofia como uma reflexão para o conhecimento da condição humana. Percebemos através da nossa leitura e análise a preocupação do autor em edificar a reforma de pensamento, rompendo as contradições e assim, assimilando práticas e conhecimentos possíveis, para organização do conhecimento, preencher a cabeça de forma bem feita, ensinar, aprender e contextualizar dentro do processo de construção