O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE - CAMPUS QUIXADÁ.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110198 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1888 "inscrito_id" => 9142 "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE - CAMPUS QUIXADÁ." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, visando estimular e fortalecer a formação docente nos cursos de Licenciatura (Decreto nº 7.219 - 24/6/2010). Entre as propostas está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da Educação Básica com maior carência de professores com formação específica: Ciência e Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Física, Química, Biologia e Matemática para o Ensino Médio. O Programa, além do auxílio financeiro, promove a vivência de sala de aula aos licenciados já nos semestres iniciais de formação, proporcionando aos alunos a execução de atividades de observação e planejamento das aulas, desenvolvimento de metodologias de aprendizagem e experimentação. As atividades são desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual e/ou municipal, sob orientação do coordenador de área, professor da Instituição de Ensino Superior, e supervisor da escola parceira. O Programa vem mostrando ser muito efetivo no que tange a permanência e êxitos dos licenciados, uma vez que permite a aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto real de ensino e aprendizagem, promovendo uma compreensão dos desafios enfrentados pelos educadores e das necessidades dos alunos. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, de comunicação e empatia, preparando os futuros educadores para os desafios da profissão com confiança e competência. No IFCE-Campus Quixadá, os resultados não são diferentes; o PIBID vem deixando sua contribuição desde 2010 até os dias atuais, com 72 participantes do Programa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar o impacto que o PIBID exerceu na formação dos seus egressos do curso de Licenciatura em Química, suas atuações no mercado de trabalho, os impactos positivos nas práticas e profissão, e a importância do Programa na formação profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9142_TB1888_30092024165508.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MALENA GOMES MARTINS" "autor_nome_curto" => "MALENA" "autor_email" => "malenamartins19@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110198 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1888 "inscrito_id" => 9142 "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE - CAMPUS QUIXADÁ." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, visando estimular e fortalecer a formação docente nos cursos de Licenciatura (Decreto nº 7.219 - 24/6/2010). Entre as propostas está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da Educação Básica com maior carência de professores com formação específica: Ciência e Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Física, Química, Biologia e Matemática para o Ensino Médio. O Programa, além do auxílio financeiro, promove a vivência de sala de aula aos licenciados já nos semestres iniciais de formação, proporcionando aos alunos a execução de atividades de observação e planejamento das aulas, desenvolvimento de metodologias de aprendizagem e experimentação. As atividades são desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual e/ou municipal, sob orientação do coordenador de área, professor da Instituição de Ensino Superior, e supervisor da escola parceira. O Programa vem mostrando ser muito efetivo no que tange a permanência e êxitos dos licenciados, uma vez que permite a aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto real de ensino e aprendizagem, promovendo uma compreensão dos desafios enfrentados pelos educadores e das necessidades dos alunos. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, de comunicação e empatia, preparando os futuros educadores para os desafios da profissão com confiança e competência. No IFCE-Campus Quixadá, os resultados não são diferentes; o PIBID vem deixando sua contribuição desde 2010 até os dias atuais, com 72 participantes do Programa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar o impacto que o PIBID exerceu na formação dos seus egressos do curso de Licenciatura em Química, suas atuações no mercado de trabalho, os impactos positivos nas práticas e profissão, e a importância do Programa na formação profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9142_TB1888_30092024165508.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MALENA GOMES MARTINS" "autor_nome_curto" => "MALENA" "autor_email" => "malenamartins19@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }