O presente artigo, tem como escopo apresentar o quão impactante são as políticas neoliberais na educação brasileira. Para tanto, inferimos que através de tais políticas, o neoliberalismo destoa completamente do real sentido de uma educação de qualidade. O estudo aqui exposto tem por objetivo debater o impacto do neoliberalismo diante as políticas educacionais no Brasil, afim de explicitar os males que o efeito neoliberal afeta a educação. A necessidade de efetivar um estudo como esse é de suma importância, pois enquanto educadores, devemos ter o senso crítico acerca do nosso modelo educacional, para que assim possamos ter uma educação de qualidade e igualitária. O aparecimento da ideologia neoliberal, assinala uma desestruturação do campo educacional brasileiro com a progressiva negação dos direitos sociais, dentre eles a educação. Vemos, portanto, que o afastamento do estado da sociedade traz impactos negativos e significativos à classe trabalhadora, que tem seus direitos de promoção ao conhecimento cessados através da assolação da educação pública, dentre outros direitos sociais. Este é um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, no que se diz respeito a obras de autores que discutem a implementação de políticas educacionais e como o neoliberalismo afeta a qualidade da educação, através de ideais das classes hegemônicas, destoando assim, o real sentido da educação. Analisando assim, o modelo educacional vigente onde procura aprofundar essas relações frente ao neoliberalismo. Assim sendo, acreditamos no remodelamento e sistematização do contexto educacional do Brasil para que todos os estudantes tenham o direito à uma educação descente e qualitativa, possibilitando assim, um maior entendimento ético e crítico, bem como a participação na sociedade com seus direitos e deveres garantidos. Afim de efetivar sua principal função, a humanização.