O presente artigo identifica pontos relevantes de uma produção acadêmica cujo escopo está centralizado na interação neurociência e aprendizagem. Sendo assim, após a realização de arguta leitura as relevâncias destacadas foram aprofundadas, garantindo um percurso elucidatório acerca de especificidades que convergem para a importância de aspectos como a atenção, percepção, memória e emoção na aprendizagem, sendo essa uma intersecção importante na compreensão de como os processos cerebrais selecionam o que é considerado essencial na trajetória de apreensão do conteúdo. A construção acadêmica que serviu de base para a respectiva elaboração intitula-se “Contribuições das Neurociências para o desenvolvimento e aprendizagem humana” e a partir de acurada interpretação obteve-se uma expansão da dimensão conceitual acerca do que é neurociência e discernimento para discorrer sobre como essa ciência pode mediar o diálogo entre os universos docente e discente durante o processo de ensino - aprendizagem. A principal justificativa para a realização do presente trabalho encontra-se no ato de conhecer as vias pelas quais o cérebro capta, interpreta, cria, favorece e determina o que se busca aprender, permeando com suas áreas, lobos, giros e sinapses o fluir do que se aprende. A consideração final obtida é a de que as contribuições da neurociência serão mais eficazes quando o ensino estiver sincronizado com a natureza imanente cerebral.