No contexto atual, os aplicativos se tornaram uma parte essencial do dia a dia de muitas pessoas, desempenhando uma variedade de funções e facilitando diversas atividades. Na perspectiva do cotidiano escolar a tecnologia, pelos aplicativos, pode gerar uma série de benefício na otimização de processos, comunicação e interações. Este artigo descreve o processo de construção de um protótipo do aplicativo Conect-Malcher, ainda em fase de prototipação, com o objetivo de fornecer aos usuários acesso a diversas funcionalidades, como horários, disciplinas, conteúdos, chats entre aluno-professor-coordenação-secretaria, turmas, avisos e calendário de eventos. A metodologia adotada baseia-se no Design Thinking, compreendendo etapas desde o planejamento até a avaliação do aplicativo. O embasamento teórico inclui conceitos de design centrado no usuário, usabilidade de aplicativos móveis e metodologias ágeis de desenvolvimento de software. A integração de perspectivas diversas durante o processo permitiu criar um aplicativo alinhado às necessidades da comunidade escolar de uma instituição de ensino técnico em Belém do Pará. As etapas do processo, que engloba pesquisa, definição de requisitos, ideação, prototipagem, teste e implementação, são detalhadas, oferecendo insights valiosos para pesquisadores e profissionais interessados em desenvolvimento de aplicativos móveis centrados no usuário. Os resultados preliminares evidenciam a eficácia do Design Thinking na criação de soluções inovadoras e centradas no usuário, ressaltando a importância do feedback dos usuários para refinamento contínuo.