Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM CAXIAS, MARANHÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113240
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6248
    "inscrito_id" => 1192
    "titulo" => "O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM CAXIAS, MARANHÃO"
    "resumo" => "Um dos principais papéis reservados à educação consiste, antes de mais nada, em dotar a humanidade da capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento. Desta forma, o lúdico auxilia na perspectiva da externalização do seu próprio conhecimento. A Educação Ambiental pode ser desenvolvida de várias formas. Um dos exemplos é a utilização de jogos educativos, importantes instrumentos de aprendizagem na prática pedagógica. O objetivo deste trabalho foi contribuir com o processo ensino-aprendizagem de Educação Ambiental dentro da disciplina de Ciências, por meio de ferramentas lúdicas em uma escola de ensino fundamental de Caxias - MA. O trabalho foi desenvolvido nas turmas de 6° A, B e C em uma escola da rede pública municipal de ensino em Caxias, Maranhão. Selecionou-se 10 alunos de cada turma, totalizando 30 alunos. Aplicou-se um questionário antes e após a realização do jogo, a fim de verificar o conhecimento prévio e o adquirido após a atividade como ferramentas de ensino. Após aplicação das atividades verificou-se que o jogo mostrou-se como uma estratégia efetiva para o ensino de Educação Ambiental, sendo considerado um recurso fundamental para otimização do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1192_TB6248_16102024112859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEVERSON RENATO MORAES BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JEVERSON BRITO"
    "autor_email" => "j.eversonbrito@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113240
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6248
    "inscrito_id" => 1192
    "titulo" => "O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM CAXIAS, MARANHÃO"
    "resumo" => "Um dos principais papéis reservados à educação consiste, antes de mais nada, em dotar a humanidade da capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento. Desta forma, o lúdico auxilia na perspectiva da externalização do seu próprio conhecimento. A Educação Ambiental pode ser desenvolvida de várias formas. Um dos exemplos é a utilização de jogos educativos, importantes instrumentos de aprendizagem na prática pedagógica. O objetivo deste trabalho foi contribuir com o processo ensino-aprendizagem de Educação Ambiental dentro da disciplina de Ciências, por meio de ferramentas lúdicas em uma escola de ensino fundamental de Caxias - MA. O trabalho foi desenvolvido nas turmas de 6° A, B e C em uma escola da rede pública municipal de ensino em Caxias, Maranhão. Selecionou-se 10 alunos de cada turma, totalizando 30 alunos. Aplicou-se um questionário antes e após a realização do jogo, a fim de verificar o conhecimento prévio e o adquirido após a atividade como ferramentas de ensino. Após aplicação das atividades verificou-se que o jogo mostrou-se como uma estratégia efetiva para o ensino de Educação Ambiental, sendo considerado um recurso fundamental para otimização do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1192_TB6248_16102024112859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEVERSON RENATO MORAES BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JEVERSON BRITO"
    "autor_email" => "j.eversonbrito@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Um dos principais papéis reservados à educação consiste, antes de mais nada, em dotar a humanidade da capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento. Desta forma, o lúdico auxilia na perspectiva da externalização do seu próprio conhecimento. A Educação Ambiental pode ser desenvolvida de várias formas. Um dos exemplos é a utilização de jogos educativos, importantes instrumentos de aprendizagem na prática pedagógica. O objetivo deste trabalho foi contribuir com o processo ensino-aprendizagem de Educação Ambiental dentro da disciplina de Ciências, por meio de ferramentas lúdicas em uma escola de ensino fundamental de Caxias - MA. O trabalho foi desenvolvido nas turmas de 6° A, B e C em uma escola da rede pública municipal de ensino em Caxias, Maranhão. Selecionou-se 10 alunos de cada turma, totalizando 30 alunos. Aplicou-se um questionário antes e após a realização do jogo, a fim de verificar o conhecimento prévio e o adquirido após a atividade como ferramentas de ensino. Após aplicação das atividades verificou-se que o jogo mostrou-se como uma estratégia efetiva para o ensino de Educação Ambiental, sendo considerado um recurso fundamental para otimização do ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.