Um dos principais papéis reservados à educação consiste, antes de mais nada, em dotar a humanidade da capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento. Desta forma, o lúdico auxilia na perspectiva da externalização do seu próprio conhecimento. A Educação Ambiental pode ser desenvolvida de várias formas. Um dos exemplos é a utilização de jogos educativos, importantes instrumentos de aprendizagem na prática pedagógica. O objetivo deste trabalho foi contribuir com o processo ensino-aprendizagem de Educação Ambiental dentro da disciplina de Ciências, por meio de ferramentas lúdicas em uma escola de ensino fundamental de Caxias - MA. O trabalho foi desenvolvido nas turmas de 6° A, B e C em uma escola da rede pública municipal de ensino em Caxias, Maranhão. Selecionou-se 10 alunos de cada turma, totalizando 30 alunos. Aplicou-se um questionário antes e após a realização do jogo, a fim de verificar o conhecimento prévio e o adquirido após a atividade como ferramentas de ensino. Após aplicação das atividades verificou-se que o jogo mostrou-se como uma estratégia efetiva para o ensino de Educação Ambiental, sendo considerado um recurso fundamental para otimização do ensino-aprendizagem.