A MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109937 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1504 "inscrito_id" => 6918 "titulo" => "A MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS" "resumo" => "A conexão entre música e matemática é evidente em diversos aspectos, como partitura, ritmo, tempo e duração entre outros. Quando pensamos em música, diversos estilos podem vir à nossa cabeça, como por exemplo: rock, samba, mpb, infantil... Este último, em específico, unido com o ensino de matemática nas escolas, torna-se uma excelente ferramenta de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho constitui uma parte do estudo de Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, que se encontra em andamento, intitulado A Música no Ensino de Matemática na Educação Infantil. O que nos leva ao seguinte questionamento “O que pode a música no ensino de matemática na educação infantil? ”. Dessa forma, para esta escrita, temos como objetivo apresentar reflexões iniciais sobre a música no ensino de matemática na educação infantil, a partir de um estudo de revisão. Como aportes teóricos, dialogamos com pesquisadoras e pesquisadores do campo da educação matemática na educação infantil, com vistas para música como um estratégia de ensino e aprendizagem. Para o operar metodológico, optamos pela realização de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estudo de revisão, com foco no levantamento e análise de pesquisas acadêmicas, a nível de mestrado e doutorado, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultados, esperamos produzir reflexões sobre o conhecimento matemático na educação infantil, tendo em vista que o professor que ensina matemática necessita construir conceitos, conjecturas e generalizações nos campos da álgebra, aritmética, geometria e estatística, o que pode ser estimulado a partir da musicalidade e, isso, contribui, positivamente, para o desenvolvimento do pensamento matemático. Dessa forma, o uso da música no ensino de matemática na educação infantil pode favorecer a promoção de um ambiente de aprendizagem, permeado pela diversão, ludicidade e criatividade matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6918_TB1504_29022024232617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA THAIS MONÇÃO MALHEIROS" "autor_nome_curto" => "Karla Monção" "autor_email" => "karlinha.gbi@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109937 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1504 "inscrito_id" => 6918 "titulo" => "A MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS" "resumo" => "A conexão entre música e matemática é evidente em diversos aspectos, como partitura, ritmo, tempo e duração entre outros. Quando pensamos em música, diversos estilos podem vir à nossa cabeça, como por exemplo: rock, samba, mpb, infantil... Este último, em específico, unido com o ensino de matemática nas escolas, torna-se uma excelente ferramenta de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho constitui uma parte do estudo de Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, que se encontra em andamento, intitulado A Música no Ensino de Matemática na Educação Infantil. O que nos leva ao seguinte questionamento “O que pode a música no ensino de matemática na educação infantil? ”. Dessa forma, para esta escrita, temos como objetivo apresentar reflexões iniciais sobre a música no ensino de matemática na educação infantil, a partir de um estudo de revisão. Como aportes teóricos, dialogamos com pesquisadoras e pesquisadores do campo da educação matemática na educação infantil, com vistas para música como um estratégia de ensino e aprendizagem. Para o operar metodológico, optamos pela realização de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estudo de revisão, com foco no levantamento e análise de pesquisas acadêmicas, a nível de mestrado e doutorado, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultados, esperamos produzir reflexões sobre o conhecimento matemático na educação infantil, tendo em vista que o professor que ensina matemática necessita construir conceitos, conjecturas e generalizações nos campos da álgebra, aritmética, geometria e estatística, o que pode ser estimulado a partir da musicalidade e, isso, contribui, positivamente, para o desenvolvimento do pensamento matemático. Dessa forma, o uso da música no ensino de matemática na educação infantil pode favorecer a promoção de um ambiente de aprendizagem, permeado pela diversão, ludicidade e criatividade matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6918_TB1504_29022024232617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA THAIS MONÇÃO MALHEIROS" "autor_nome_curto" => "Karla Monção" "autor_email" => "karlinha.gbi@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }