Letramentos acontecem na articulação das ideias, na junção do conhecimento e vivências, na seleção de informações para construção de sentido, e culminam em registros orais e/ou escritos. Esses registros são produzidos em Língua Portuguesa, foco, também, de várias discussões sobre o que deve ser ensinado, aprendido, sobre as variações e diversidades linguísticas. Partindo das indagações que surgem durante os processos e dificuldades que ocorrem para a produção escrita em diversos gêneros acadêmicos universitários surgem pesquisas como essa. Ela tem como objeto de estudo as produções escritas em Língua Portuguesa por discentes nas universidades, os seja, mais especificamente, o letramento acadêmico. Essa instância educacional exige uma competência específica de leitura e escrita dos discentes, para a produção de textos acadêmicos, como relatórios, resenhas, projetos, artigos, entre outras produções textuais da esfera universitária. A diversidade presente nesse ambiente pede uma reinvenção e faz insurgir formas de interação social e complexidade, incluindo linguagem, cultura, valores e crenças. O objetivo geral é propor reflexões sobre a ampliação e desenvolvimento do letramento acadêmico dos discentes no ensino superior. Metodologicamente, esta pesquisa tem como base epistemológica as teorias críticas da abordagem dos novos estudos dos letramentos. Parte-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método para a construção de informações a análise do processo para a produção de textos escritos acadêmicos. Como dispositivo de pesquisa, a análise da literatura será o instrumento. A fundamentação teórica estará pautada nos estudos sobre letramentos, gêneros discursivos acadêmicos e produção escrita. A investigação implicará em permitir novos olhares sobre os processos de letramento para os discentes na academia, para a formação de redes de apoio para leitura e escrita e atribuição de sentido, levando em consideração os critérios linguísticos e os sociointeracionais.