Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA DOS SENTIDOS, AUTOCONHECIMENTO E BEM-ESTAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113592
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6724
    "inscrito_id" => 17100
    "titulo" => "PEDAGOGIA DOS SENTIDOS, AUTOCONHECIMENTO E BEM-ESTAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A oficina “A Pedagogia dos sentidos: explorações sensoriais para o autoconhecimento e bem-estar” surge frente à crescente fragilidade emocional das pessoas, sobretudo dos(as) estudantes universitários(as), percebida no contexto pós-pandêmico da COVID-19. Esta proposta configura-se como uma atividade itinerante com objetivo de oportunizar um ambiente acolhedor, mas também fomentador de processos cognoscíveis no tocante às interfaces epistêmicas entre as áreas da Pedagogia, da Psicologia e das Artes Visuais, fundamentando-se nas discussões em torno da Alfabetização Visual (Dondis, 1973), da Nutrição e da Formação Estética (Ostetto, 2004; Barbosa, 2019; Hooks, 1995) e da Atenção Plena (Williams e Penman, 2015) enquanto vias de promoção do autoconhecimento e bem estar. Durante o ano de 2023, a Oficina foi realizada em três diferentes espaços da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), o Centro de Tecnologias e Geociências (CTG) e o Centro de Educação (CE). Nos encontros, iniciamos com a apresentação do grupo buscando estabelecer um ambiente afetivo que contribua para sensações de pertencimento e de acolhimento. Em seguida, conduzimos uma meditação guiada e uma respiração consciente para promover relaxamento e atenção plena. Por conseguinte, realizamos um momento expositivo sobre os temas trabalhados, permeado por trocas significativas entre proponentes e participantes, refletindo sobre saúde mental, pandemia e desafios da vida universitária no contexto pandêmico e pós-pandêmico. A culminância da oficina se dá com uma experiência prática de modelagem em argila, onde cada participante pôde produzir peças em barro, trabalhando, então, aspectos psicoemocionais que foram socializados no grande grupo junto às elaborações cognitivas e emocionais experienciadas durante a vivência. Compreende-se, portanto, a importância e potência de atividades promotoras do autoconhecimento e bem-estar no contexto acadêmico do Ensino Superior, sobretudo quando aliadas às linguagens artísticas, instrumentos que promovem expressividade e elaboração criativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17100_TB6724_08102024114325.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUIZA VILLAR SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "luiza.villar@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113592
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6724
    "inscrito_id" => 17100
    "titulo" => "PEDAGOGIA DOS SENTIDOS, AUTOCONHECIMENTO E BEM-ESTAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A oficina “A Pedagogia dos sentidos: explorações sensoriais para o autoconhecimento e bem-estar” surge frente à crescente fragilidade emocional das pessoas, sobretudo dos(as) estudantes universitários(as), percebida no contexto pós-pandêmico da COVID-19. Esta proposta configura-se como uma atividade itinerante com objetivo de oportunizar um ambiente acolhedor, mas também fomentador de processos cognoscíveis no tocante às interfaces epistêmicas entre as áreas da Pedagogia, da Psicologia e das Artes Visuais, fundamentando-se nas discussões em torno da Alfabetização Visual (Dondis, 1973), da Nutrição e da Formação Estética (Ostetto, 2004; Barbosa, 2019; Hooks, 1995) e da Atenção Plena (Williams e Penman, 2015) enquanto vias de promoção do autoconhecimento e bem estar. Durante o ano de 2023, a Oficina foi realizada em três diferentes espaços da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), o Centro de Tecnologias e Geociências (CTG) e o Centro de Educação (CE). Nos encontros, iniciamos com a apresentação do grupo buscando estabelecer um ambiente afetivo que contribua para sensações de pertencimento e de acolhimento. Em seguida, conduzimos uma meditação guiada e uma respiração consciente para promover relaxamento e atenção plena. Por conseguinte, realizamos um momento expositivo sobre os temas trabalhados, permeado por trocas significativas entre proponentes e participantes, refletindo sobre saúde mental, pandemia e desafios da vida universitária no contexto pandêmico e pós-pandêmico. A culminância da oficina se dá com uma experiência prática de modelagem em argila, onde cada participante pôde produzir peças em barro, trabalhando, então, aspectos psicoemocionais que foram socializados no grande grupo junto às elaborações cognitivas e emocionais experienciadas durante a vivência. Compreende-se, portanto, a importância e potência de atividades promotoras do autoconhecimento e bem-estar no contexto acadêmico do Ensino Superior, sobretudo quando aliadas às linguagens artísticas, instrumentos que promovem expressividade e elaboração criativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17100_TB6724_08102024114325.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUIZA VILLAR SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "luiza.villar@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A oficina “A Pedagogia dos sentidos: explorações sensoriais para o autoconhecimento e bem-estar” surge frente à crescente fragilidade emocional das pessoas, sobretudo dos(as) estudantes universitários(as), percebida no contexto pós-pandêmico da COVID-19. Esta proposta configura-se como uma atividade itinerante com objetivo de oportunizar um ambiente acolhedor, mas também fomentador de processos cognoscíveis no tocante às interfaces epistêmicas entre as áreas da Pedagogia, da Psicologia e das Artes Visuais, fundamentando-se nas discussões em torno da Alfabetização Visual (Dondis, 1973), da Nutrição e da Formação Estética (Ostetto, 2004; Barbosa, 2019; Hooks, 1995) e da Atenção Plena (Williams e Penman, 2015) enquanto vias de promoção do autoconhecimento e bem estar. Durante o ano de 2023, a Oficina foi realizada em três diferentes espaços da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), o Centro de Tecnologias e Geociências (CTG) e o Centro de Educação (CE). Nos encontros, iniciamos com a apresentação do grupo buscando estabelecer um ambiente afetivo que contribua para sensações de pertencimento e de acolhimento. Em seguida, conduzimos uma meditação guiada e uma respiração consciente para promover relaxamento e atenção plena. Por conseguinte, realizamos um momento expositivo sobre os temas trabalhados, permeado por trocas significativas entre proponentes e participantes, refletindo sobre saúde mental, pandemia e desafios da vida universitária no contexto pandêmico e pós-pandêmico. A culminância da oficina se dá com uma experiência prática de modelagem em argila, onde cada participante pôde produzir peças em barro, trabalhando, então, aspectos psicoemocionais que foram socializados no grande grupo junto às elaborações cognitivas e emocionais experienciadas durante a vivência. Compreende-se, portanto, a importância e potência de atividades promotoras do autoconhecimento e bem-estar no contexto acadêmico do Ensino Superior, sobretudo quando aliadas às linguagens artísticas, instrumentos que promovem expressividade e elaboração criativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.