No decorrer da história da ciência existem poucos indicadores da presença feminina no desenvolvimento da ciência, refletindo uma sub-representação significativa das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. Dessa forma, há uma necessidade de combater estereótipos de gênero que afastaram mulheres dessas áreas, limitando o potencial inovador e inclusivo das ciências, assim, o presente trabalho propõe analisar a importância da representatividade feminina no ensino de ciências, destacando como a presença de mulheres em papéis educacionais e científicos pode promover a igualdade de gênero. A metodologia abordada nessa pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos que apresentavam dados e análises sobre a participação feminina na ciência, desde as barreiras até a relevância das mulheres nesse meio. As análises dos resultados obtidos nas pesquisas são de que a mulher conquistou mais espaço no campo das ciências, porém ainda continua sendo minoria devido às tantas barreiras impostas que incluem estereótipos de gênero persistentes, falta de modelos femininos, e ambientes de trabalho e acadêmicos pouco acolhedores. Em síntese, o projeto destaca a importância da representatividade feminina nas ciências, visando promover a igualdade de gênero, superar estereótipos persistentes e criar ambientes mais inclusivos para mulheres na pesquisa e no ensino científico, impulsionando assim a inovação e o progresso acadêmico.