REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CIÊNCIA E SUA RELEVÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113869 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7122 "inscrito_id" => 17706 "titulo" => "REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CIÊNCIA E SUA RELEVÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA" "resumo" => "No decorrer da história da ciência existem poucos indicadores da presença feminina no desenvolvimento da ciência, refletindo uma sub-representação significativa das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. Dessa forma, há uma necessidade de combater estereótipos de gênero que afastaram mulheres dessas áreas, limitando o potencial inovador e inclusivo das ciências, assim, o presente trabalho propõe analisar a importância da representatividade feminina no ensino de ciências, destacando como a presença de mulheres em papéis educacionais e científicos pode promover a igualdade de gênero. A metodologia abordada nessa pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos que apresentavam dados e análises sobre a participação feminina na ciência, desde as barreiras até a relevância das mulheres nesse meio. As análises dos resultados obtidos nas pesquisas são de que a mulher conquistou mais espaço no campo das ciências, porém ainda continua sendo minoria devido às tantas barreiras impostas que incluem estereótipos de gênero persistentes, falta de modelos femininos, e ambientes de trabalho e acadêmicos pouco acolhedores. Em síntese, o projeto destaca a importância da representatividade feminina nas ciências, visando promover a igualdade de gênero, superar estereótipos persistentes e criar ambientes mais inclusivos para mulheres na pesquisa e no ensino científico, impulsionando assim a inovação e o progresso acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17706_TB7122_27102024220724.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THUIZA CARLA DE MELO" "autor_nome_curto" => "THUIZA CARLA" "autor_email" => "thuiza.carla@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113869 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7122 "inscrito_id" => 17706 "titulo" => "REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA CIÊNCIA E SUA RELEVÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA" "resumo" => "No decorrer da história da ciência existem poucos indicadores da presença feminina no desenvolvimento da ciência, refletindo uma sub-representação significativa das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. Dessa forma, há uma necessidade de combater estereótipos de gênero que afastaram mulheres dessas áreas, limitando o potencial inovador e inclusivo das ciências, assim, o presente trabalho propõe analisar a importância da representatividade feminina no ensino de ciências, destacando como a presença de mulheres em papéis educacionais e científicos pode promover a igualdade de gênero. A metodologia abordada nessa pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos que apresentavam dados e análises sobre a participação feminina na ciência, desde as barreiras até a relevância das mulheres nesse meio. As análises dos resultados obtidos nas pesquisas são de que a mulher conquistou mais espaço no campo das ciências, porém ainda continua sendo minoria devido às tantas barreiras impostas que incluem estereótipos de gênero persistentes, falta de modelos femininos, e ambientes de trabalho e acadêmicos pouco acolhedores. Em síntese, o projeto destaca a importância da representatividade feminina nas ciências, visando promover a igualdade de gênero, superar estereótipos persistentes e criar ambientes mais inclusivos para mulheres na pesquisa e no ensino científico, impulsionando assim a inovação e o progresso acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17706_TB7122_27102024220724.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THUIZA CARLA DE MELO" "autor_nome_curto" => "THUIZA CARLA" "autor_email" => "thuiza.carla@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }