Ao pensar a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica como direito conquistado, esse processo precisa estar vinculado a diferentes práticas pedagógicas que possibilitem a compreensão da leitura contemplando a literatura regional, contextualizada a vida dos estudantes. Alfabetização neste trabalho assume a perspectiva freiriana de aprender a ler o mundo, seu contexto, possibilitando aos jovens e adultos a construção da sua história. Este estudo buscou identificar e discutir alguns aspectos relacionados a alfabetização de jovens e adultos, por meio de contos e lendas regionais realizado na atividade curricular de extensão Oficinas Pedagógicas: leitura e produção textual. A abordagem metodológica se ampara na pesquisa qualitativa, por meio da observação e diário de campo. Os resultados obtidos apontam que as dificuldades enfrentadas pelos jovens e adultos estavam intrinsecamente relacionadas aos métodos tradicionais aos quais estavam habituados, resultando em resistência e receio de interagir e expor suas dúvidas. Isso evidencia a necessidade premente de práticas diferenciadas, especialmente devido à escassez de acesso a recursos, como livros literários e abordagens didáticas menos evasivas e mais significativas que respeitem o contexto de vida e cultura. As Oficinas Pedagógicas desempenharam um papel significativo na formação docente, ao mesmo tempo em que possibilitaram a construção dinâmica e ampliação de conhecimentos com base nas necessidades identificadas na comunidade escolar.