CONCEPÇÕES ACADÊMICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ESTUDANTES COM TDAH: UM CENÁRIO DE CONSENSOS E DISSENSOS)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111759 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4108 "inscrito_id" => 13235 "titulo" => "CONCEPÇÕES ACADÊMICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ESTUDANTES COM TDAH: UM CENÁRIO DE CONSENSOS E DISSENSOS)" "resumo" => "Investigamos como os educadores atuantes no ensino fundamental percebem e abordam o ensino de estudantes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em ambientes educacionais convencionais e comparamos aspectos de suas práticas pedagógicas com os elementos preconizados pelos saberes acadêmicos. A pesquisa materializa-se na forma de uma revisão de literatura em artigos publicados em periódicos realizada usando o Google Acadêmico, tendo como termos de busca: TDAH, ensino, percepção, professores, utilizados de forma individual e combinada por meio dos operadores lógicos AND e OR, e tendo como recorte temporal o período de 2003 a 2022. Como critério de inclusão, aplicado após a leitura dos resumos dos artigos selecionados, os textos deveriam abordar investigações sobre as percepções e/ou opiniões de professores sobre a atividade de ensino de alunos diagnosticados com TDAH. Após a busca dos textos e a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 10 estudos, aos quais foram aplicadas técnicas fundamentadas na análise de conteúdo, com o objetivo identificar as concepções epistemológicas que permeiam os textos. Nossos resultados evidenciam a discrepância entre a postura epistemológica dos autores dos artigos revisados, que tendem a refletir paradigmas inerentes ao ambiente acadêmico voltada para a concepção histórico-cultural sobre o TDAH, e a postura dos pesquisados implementadas em suas práticas pedagógicas, as quais, por sua natureza, refletem aspectos associados trato direto com os alunos que levam a um conhecimento acentuadamente derivado de suas experiências cotidianas. Com isso, os resultados evidenciam a necessidade da promoção de uma formação docente que harmonize teoria e prática, na qual os conteúdos acadêmicos sejam contextualizados de acordo com a realidade e as necessidades dos alunos. A convergência entre as visões acadêmicas e a prática pedagógica pode, efetivamente, contribuir para aprimorar a qualidade da educação e para o progresso dos estudantes com TDAH." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13235_TB4108_27102024054240.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMILLA CORDEIRO KATO" "autor_nome_curto" => "LUDMILLA KATO" "autor_email" => "ludmillacordeiro7@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111759 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4108 "inscrito_id" => 13235 "titulo" => "CONCEPÇÕES ACADÊMICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ESTUDANTES COM TDAH: UM CENÁRIO DE CONSENSOS E DISSENSOS)" "resumo" => "Investigamos como os educadores atuantes no ensino fundamental percebem e abordam o ensino de estudantes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em ambientes educacionais convencionais e comparamos aspectos de suas práticas pedagógicas com os elementos preconizados pelos saberes acadêmicos. A pesquisa materializa-se na forma de uma revisão de literatura em artigos publicados em periódicos realizada usando o Google Acadêmico, tendo como termos de busca: TDAH, ensino, percepção, professores, utilizados de forma individual e combinada por meio dos operadores lógicos AND e OR, e tendo como recorte temporal o período de 2003 a 2022. Como critério de inclusão, aplicado após a leitura dos resumos dos artigos selecionados, os textos deveriam abordar investigações sobre as percepções e/ou opiniões de professores sobre a atividade de ensino de alunos diagnosticados com TDAH. Após a busca dos textos e a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 10 estudos, aos quais foram aplicadas técnicas fundamentadas na análise de conteúdo, com o objetivo identificar as concepções epistemológicas que permeiam os textos. Nossos resultados evidenciam a discrepância entre a postura epistemológica dos autores dos artigos revisados, que tendem a refletir paradigmas inerentes ao ambiente acadêmico voltada para a concepção histórico-cultural sobre o TDAH, e a postura dos pesquisados implementadas em suas práticas pedagógicas, as quais, por sua natureza, refletem aspectos associados trato direto com os alunos que levam a um conhecimento acentuadamente derivado de suas experiências cotidianas. Com isso, os resultados evidenciam a necessidade da promoção de uma formação docente que harmonize teoria e prática, na qual os conteúdos acadêmicos sejam contextualizados de acordo com a realidade e as necessidades dos alunos. A convergência entre as visões acadêmicas e a prática pedagógica pode, efetivamente, contribuir para aprimorar a qualidade da educação e para o progresso dos estudantes com TDAH." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13235_TB4108_27102024054240.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMILLA CORDEIRO KATO" "autor_nome_curto" => "LUDMILLA KATO" "autor_email" => "ludmillacordeiro7@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }