Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO ARQUEOLOGICO: RELAÇÃO TRANSFORMADORA ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia (GEPAR) vinculado a Pró reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), visa a socialização do conhecimento voltado para o patrimônio cultural, tendo como base uma amostra das comunidades dos municípios que contemplam bens tombados, registrados e significativos com o envolvimento do público-alvo nas ações educativas desenvolvidas pelo/no projeto. Busca desenvolver com os partícipes uma reflexão crítica frente à suma importância da cultura material e imaterial na conjuntura histórica, social e no fortalecimento das identidades. O projeto fomenta a multiplicação do aprendizado nos contextos educacionais quer sejam formais, não formais e informais. Através de uma série de ações cuidadosamente planejadas, promovendo uma conexão significativa entre as comunidades e os patrimônios que as envolvem. E tem como proposta, empoderar as pessoas mediando a troca de conhecimentos necessários para apreciação, compreensão e contribuição, para a preservação dos patrimônios culturais materiais e imateriais. Para tanto, é desenvolvido através de parcerias interinstitucionais entre integrantes do GEPAR, alunos do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí, instituições culturais e órgãos de pesquisa; metodologicamente desenvolvido a partir de ciclos de Formação em Educação para o Patrimônio que contemplam: atividades de campo monitoradas, oficinas, cursos de formação teórica on-line, vivências e visitações monitoradas in loco aos patrimônios, possibilitando aos mediadores culturais das comunidades contempladas, essencial aliança teórico-prática no bojo de suas formações profissionais. Desta forma, o projeto contribui para efetivação das diretrizes extensionistas, uma vez que se realiza num processo de ações contínuas de caráter educativo e social, viabilizando a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

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