UMA AULA DE CAMPO DE ARREPIAR: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS QUE O PIBID DE GEOGRAFIA TRAZ PARA AS AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109794 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1305 "inscrito_id" => 540 "titulo" => "UMA AULA DE CAMPO DE ARREPIAR: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS QUE O PIBID DE GEOGRAFIA TRAZ PARA AS AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O artigo destaca a relevância das Visitas Técnicas na Educação Básica, particularmente em escolas públicas, onde a falta de motivação e recursos frequentemente limita essas experiências. O grupo de discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFCE campus Crateús, Ceará, buscou superar esses desafios, proporcionando aos alunos do Ensino Médio integrado em Química a oportunidade de vivenciar práticas e interações diretas na Reserva Natural Serra das Almas, visando gerar um aprendizado significativo. O objetivo principal é ressaltar a importância do PIBID na formação docente, enfatizando a promoção de metodologias inovadoras nas escolas públicas. A metodologia baseou-se na leitura de artigos e textos relevantes de Sousa et. al (2016), Lima e Assis (2004), Santos, Veloso e Sousa (2018) e Canan (2012), além de pesquisa com os alunos por meio de formulário, aliando a vivência prática em campo com os estudantes do ensino médio do IFCE campus Crateús. A pesquisa por meio do questionário ainda está em processo de desenvolvimento, mas os resultados parciais obtidos por meio de leituras indicam impactos positivos no aprendizado, evidenciados pelo aumento da curiosidade e melhor assimilação dos conteúdos. A experiência na RPPN Serra das Almas permitiu que os alunos aplicassem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, gerando um aprendizado significativo. Em considerações finais, destaca-se a importância dos investimentos em educação e a valorização de iniciativas que integram teoria e prática, enriquecendo não apenas o aprendizado dos estudantes, mas também contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para impactar positivamente a sociedade. A experiência do Pibid ressalta a necessidade contínua de tais iniciativas, reforçando o papel transformador da educação na construção de um futuro mais promissor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID540_TB1305_27102024194147.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ILANE DA SILVA MOTA" "autor_nome_curto" => "Ilane Mota" "autor_email" => "ilane.mota09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109794 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1305 "inscrito_id" => 540 "titulo" => "UMA AULA DE CAMPO DE ARREPIAR: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS QUE O PIBID DE GEOGRAFIA TRAZ PARA AS AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O artigo destaca a relevância das Visitas Técnicas na Educação Básica, particularmente em escolas públicas, onde a falta de motivação e recursos frequentemente limita essas experiências. O grupo de discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFCE campus Crateús, Ceará, buscou superar esses desafios, proporcionando aos alunos do Ensino Médio integrado em Química a oportunidade de vivenciar práticas e interações diretas na Reserva Natural Serra das Almas, visando gerar um aprendizado significativo. O objetivo principal é ressaltar a importância do PIBID na formação docente, enfatizando a promoção de metodologias inovadoras nas escolas públicas. A metodologia baseou-se na leitura de artigos e textos relevantes de Sousa et. al (2016), Lima e Assis (2004), Santos, Veloso e Sousa (2018) e Canan (2012), além de pesquisa com os alunos por meio de formulário, aliando a vivência prática em campo com os estudantes do ensino médio do IFCE campus Crateús. A pesquisa por meio do questionário ainda está em processo de desenvolvimento, mas os resultados parciais obtidos por meio de leituras indicam impactos positivos no aprendizado, evidenciados pelo aumento da curiosidade e melhor assimilação dos conteúdos. A experiência na RPPN Serra das Almas permitiu que os alunos aplicassem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, gerando um aprendizado significativo. Em considerações finais, destaca-se a importância dos investimentos em educação e a valorização de iniciativas que integram teoria e prática, enriquecendo não apenas o aprendizado dos estudantes, mas também contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para impactar positivamente a sociedade. A experiência do Pibid ressalta a necessidade contínua de tais iniciativas, reforçando o papel transformador da educação na construção de um futuro mais promissor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID540_TB1305_27102024194147.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ILANE DA SILVA MOTA" "autor_nome_curto" => "Ilane Mota" "autor_email" => "ilane.mota09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }