Esta pesquisa trata da relação da formação teórica e prática dos professores em suas vivências práticas no cotidiano escolar, em escolas municipais de educação infantil e fundamental. Para chegar ao objetivo pretendido, foi utilizada uma abordagem qualitativa a fim de descrever a inclusão e seus percursos, o contexto histórico da inclusão no Brasil e os processos da formação do professor, frente às reflexões referentes aos contextos enfrentados nas escolas para uma educação para todos. Foram utilizadas obras de diversos autores, entre eles Pimenta(1999),Nóvoa(1992), Freire (1996), Mantoan (2004), Rosseto (2005), Cunha (2014), a fim de dar embasamento teórico a este trabalho. A pesquisa de campo foi realizada com professoras de escolas de educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, localizadas no município de Fortaleza-Ce. Nela, foi utilizada a coleta de dados mediante um questionário com perguntas semiestruturadas, que teve a participação voluntária de oito professores, sendo seis da educação infantil e duas do ensino fundamental. Percebe-se, após análise dos dados coletados, que, para a inclusão e os percursos da educação no ambiente escolar, é necessária a capacitação dos docentes e demais profissionais da escola, assim como uma visão do aluno prezando suas particularidades. Percebemos a importância da formação continuada do professor, prezando não somente os aspectos qualitativos, mas também a intencionalidade do educador em uma formação mais humanista, como um olhar inclusivo.