A RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO FREIRIANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ATUAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113155 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6106 "inscrito_id" => 4924 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO FREIRIANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ATUAL" "resumo" => "Em 2021 ocorreu o centenário de Paulo Freire e toda área educacional cujas bases estão alicerçadas numa perspectiva crítica e popular comemoram, acima de tudo, as ideias do autor e a reinvenção dessas ideias na atualidade. O objetivo da pesquisa é analisar as ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. A pesquisa se dividi em duas partes, na primeira apresentamos e contextualizamos a pesquisa de textos de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia no Brasil nas duas últimas décadas deste século. Na segunda, apontamentos características da Pedagogia Espacial baseada em Milton Santos e Paulo Freire. Como professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo potente com a educação geográfica. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores que vivemos no mundo hoje. Devemos aprender com Paulo Freire e esperançar por tempos melhores, mas esses só virão, com a prática transformadora rumo a educação libertadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4924_TB6106_28062024152637.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Clézio Santos" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113155 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6106 "inscrito_id" => 4924 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO FREIRIANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ATUAL" "resumo" => "Em 2021 ocorreu o centenário de Paulo Freire e toda área educacional cujas bases estão alicerçadas numa perspectiva crítica e popular comemoram, acima de tudo, as ideias do autor e a reinvenção dessas ideias na atualidade. O objetivo da pesquisa é analisar as ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. A pesquisa se dividi em duas partes, na primeira apresentamos e contextualizamos a pesquisa de textos de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia no Brasil nas duas últimas décadas deste século. Na segunda, apontamentos características da Pedagogia Espacial baseada em Milton Santos e Paulo Freire. Como professores de geografia devemos reinventar as ideias freirianas e manter sempre o diálogo potente com a educação geográfica. Esse é o desafio rumo a construção e efetivação da pedagogia espacial em nossas escolas, especialmente em tempos opressores que vivemos no mundo hoje. Devemos aprender com Paulo Freire e esperançar por tempos melhores, mas esses só virão, com a prática transformadora rumo a educação libertadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4924_TB6106_28062024152637.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Clézio Santos" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }