As políticas curriculares instituídas, ou seja, a reforma das políticas educacionais são constituídas pelas mais diversas ações, compreendendo as mudanças nas legislações, nas formas de financiamento, na relação entre as diferentes instâncias do poder oficial (poder central, estados e municípios), na gestão das escolas, nos dispositivos de controle da formação profissional, especialmente na formação de professores, na instituição de processos de avaliação centralizada nos resultados. As mudanças nas políticas curriculares, entretanto, têm maior destaque, a ponto de serem analisadas como se fossem em si a reforma educacional. O presente texto tem por objetivo relatar as etapas de construção do Currículo Carioca 2020.Reconhecendo o caráter deliberativo da BNCC e do Currículo Carioca, explicaremos as etapas de construção do documento. A relevância da análise do Currículo Carioca 2020, implantado a partir da BNCC (2018) no segundo segmento do ensino fundamental se dará devido à importância e extensão da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (SMERJ), localizada no Estado do Rio de Janeiro considerada a maior rede de Educação Básica da América Latina.