A TV Escola Juazeiro nasceu da necessidade em garantir o direito à educação aos estudantes da rede do município de Juazeiro-BA, mesmo que de maneira remota, como consequência da COVID-19. As aulas eram transmitidas por um canal de televisão aberta do município. Com o término do isolamento social, a TV Escola Juazeiro precisou se reestruturar para potencializar o aprendizado desses alunos que já podiam frequentar a escola diariamente. Dessa maneira, a programação do canal de televisão aberta migrou para uma plataforma educativa. Essa experiência, a partir da plataforma TV Escola Juazeiro foi se desenvolvendo e ampliando seus objetivos iniciais. Depois do ano de 2023, pensando possibilidades e conteúdo para essa plataforma educativa, podemos promover reflexões e dialogar com autores que tragam a educação e comunicação, o audiovisual e a cultura visual como Freire (2010), Morán (1995) e Martins e Tourinho (2015) como possibilidades para a rede de Juazeiro. A pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994) objetiva refletir sobre essa experiência da plataforma TV Escola Juazeiro em 2023, seu conteúdo educativo e modelo de produção à luz dos teóricos da educação citados. Nota-se, a partir das reflexões realizadas, a importância de um embasamento teórico para construção de conteúdo audiovisual educativo diverso, pautados na garantia de direito aos estudantes.