Este artigo busca relatar os benefícios de oficinas pedagógicas para o conhecimento de estudantes quanto a conteúdo do currículo da escola, bem como a aprendizagem que envolve técnicas das práticas em sua própria natureza proporcionadas pelas oficinas de reciclagem de papel e garrafas pets, em uma instituição de ensino de reforço escolar na cidade de Pedro II - PI no primeiro semestre de 2024. Este relato de experiência faz parte de uma pesquisa-ação que envolve professores e estudantes, agentes da pesquisa, da instituição na qual foi desenvolvido este trabalho. Como métodos para obtenção de dados, foram utilizados diário de campo, além de registros audiovisuais (fotos e vídeos) dos momentos de cada oficina para análise e relato do impacto de cada atividade desenvolvida. Como resultados podemos destacar o desenvolvimento das competências gerais do documento normativo educacional BNCC, em específico Responsabilidade e Cidadania, Empatia e Cooperação, Pensamento Científico, Crítico e Criativo. Foi percebido que além de contribuir ao meio ambiente ao fazer a reciclagem de papel e/ou uso de garrafa pets para confecção dos brinquedos e/ou outros objetos como recurso pedagógico, corroboram significantemente com os componentes curriculares em reforço escolar de matemática, português, química e física, favorecendo assim a interdisciplinaridade das ciências.