Esta pesquisa objetiva investigar o discurso sobre a leitura multimodal no Tiktok, rede social de vídeos curtos popular em grande parte do mundo. Para isso, teremos como base teórico-metodológica a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003) que considera o estudo do texto/discurso na relação com elementos socioculturais. Assim, em uma pesquisa no ambiente digital, temos como objeto de análise os discursos sobre a leitura multimodal, que foram coletados no Tiktok através da hashtag (#) leitura multimodal. Os discursos foram selecionados levando-se em consideração o quanto eles revelam concepções de língua, linguagem, ensino e leitura e serão delimitados quantitativamente em seis (6) postagens de perfis educacionais públicos. Após a seleção dos vídeos curtos eles foram transcritos e doze (12) fragmentos de discurso foram selecionados para as análises levando em consideração o significado acional (discurso como modo de ação), de Fairclough (2003), e as categorias analíticas textuais intertextualidade e gênero discursivo, definidas no batimento com os dados coletados. Tais análises nos ajudam a perceber como perfis educacionais do Tiktok se posicionam diante das múltiplas possibilidades de compreensão de leitura e, consequentemente, refletir sobre os impactos disso para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa por estudantes no ciberespaço. Portanto, ler no tiktok ou ser ensinado a ler nesse aplicativo aciona recursos diversos, bem como diferentes modalidades de linguagem que devem ser compreendidas pelo estudante e ensinadas pelo professor.