tornou-se um ato de vital importância para a formação integral e cidadã. Utilizar a pesquisa, enquanto princípio pedagógico, dentro espaço heterogêneo da sala de aula, desperta no aluno a capacidade de interpretar o ambiente a sua volta, por meio da identificação de demandas socioambientais que o cercam, formando indivíduos socialmente ativos e capazes de utilizar a ciência em prol da construção de um futuro igualitário. Dentro desta realidade o objetivo desta ação, foi estimular discentes a identificar e desenvolver soluções para questões socioambientais, utilizando a ciência e a abordagem STEAM. O projeto foi desenvolvido com os alunos do 9°ano da EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo, Mogeiro - PB. O passo a passo do projeto foi estruturado visando o desenvolvimento das habilidades especificas das ciências naturais N° 1, 2, 3, 5 e 8 que buscaram promover a investigação de questões socio ambientais locais. Inicialmente os alunos receberam aulas de pensamento e metodologia cientifica, e utilizando o Designer Thinking, identificaram e escolheram uma problemática enfrentada pela população, em seu bairro ou comunidade. Divididos em equipes, os alunos trabalharam ao longo de oito meses, em protótipos, iniciativas e ações, desenvolvidas para resolução dos problemas selecionados. Os discentes realizam junto do componente de matemática uma análise de dados, resultantes de questionários aplicados com moradores locais, durante a escolha e mapeamento das demandas. Com base nos resultados e analises, os alunos desenvolveram os 10 ODS municipais, indicativos das necessidades da socioambientais da população e cerca de vinte e duas soluções, que evidenciam a conexão entre escola e comunidade na construção de um futuro igualitário, e disseminação da ciência enquanto visão de leitura do mundo.