CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113270 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6284 "inscrito_id" => 13767 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Sabe-se que o início da profissão para os graduandos dos cursos de formação docente, é uma etapa muito significativa para a sua vida e o seu desenvolvimento profissional, uma vez que são desencadeadas situações que potencializam a mobilização dos elementos relacionados à concretização da prática docente, tais como: saber ensinar, dominar os conteúdos disciplinares, mediar à relação entre professor e aluno e entre seus pares e a comunidade escolar. Partindo dessa compreensão de que é necessário integrar o universo contextual da licenciatura ao ambiente escolar, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo central estabelecer os meios necessários para promover a integração entre o conjunto de vivências inerentes à educação superior à esfera da educação básica. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo investigar os impactos dos projetos de intervenção vivenciados pelos estudantes do Pibid para a formação inicial dos futuros professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte. Para isso será realizada uma pesquisa com professor-coordenador de área, supervisores e estudantes vinculados ao Programa para identificar os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos nas escolas e suas contribuições para a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13767_TB6284_27102024000251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIO CESAR DOS SANTOS BARBOSA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JLO" "autor_email" => "jusantosbrjr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113270 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6284 "inscrito_id" => 13767 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Sabe-se que o início da profissão para os graduandos dos cursos de formação docente, é uma etapa muito significativa para a sua vida e o seu desenvolvimento profissional, uma vez que são desencadeadas situações que potencializam a mobilização dos elementos relacionados à concretização da prática docente, tais como: saber ensinar, dominar os conteúdos disciplinares, mediar à relação entre professor e aluno e entre seus pares e a comunidade escolar. Partindo dessa compreensão de que é necessário integrar o universo contextual da licenciatura ao ambiente escolar, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo central estabelecer os meios necessários para promover a integração entre o conjunto de vivências inerentes à educação superior à esfera da educação básica. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo investigar os impactos dos projetos de intervenção vivenciados pelos estudantes do Pibid para a formação inicial dos futuros professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte. Para isso será realizada uma pesquisa com professor-coordenador de área, supervisores e estudantes vinculados ao Programa para identificar os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos nas escolas e suas contribuições para a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13767_TB6284_27102024000251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIO CESAR DOS SANTOS BARBOSA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JLO" "autor_email" => "jusantosbrjr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }