A Educação para os Direitos Humanos é um tema que mantém interface com a Paidéia, traduzida para os propósitos desse trabalho, como a educação para ética, conduzindo o indivíduo para o desenvolvimento de valores para o bem, para a tolerância e para a cidadania ativa. Esse artigo é um recorte produzido a partir da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, no eixo Educação e Espiritualidade, da Universidade Federal do Ceará, a partir da articulação entre Educação, Espiritualidade e Direitos humanos, tendo por pano de fundo a investigação realizada na ONG Lar Fabiano de Cristo. A partir de uma práxis reflexiva que visa empoderamento dos educandos e a formação de uma Educação em Direitos Humanos, a referida instituição se concretiza como um lugar em que se busca a consecução dos Direitos Humanos a partir de uma ambiência de problematização de questões sociais. A partir do estudo realizado, podemos refletir sobre um modelo educativo embasado numa metodologia que toma o ser em sua multidimensionalidade, conjugando os valores da cidadania a partir da concepção do ser integral. O modelo pedagógico utilizado pelo Lar Fabiano de Cristo busca através da difusão da ética e da afetividade nas relações sociais, desenvolver uma experiência educativa em valores humanos, cujo objetivo primordial é a (re) significar o educando e sua formação enquanto sujeito crítico, autônomo, e consciente de sua ação no mundo, promovendo processos de aprendizagens reflexivas, que levam os sujeitos a repensarem suas relações e seu papel interventivo na sociedade, a partir de reflexão sobre sua espiritualidade. A partir de base multireferencial, a reflexão nos levou a concluir que a liberdade e o empoderamento de crianças e jovens, bem como o desenvolvimento de suas capacidades e potenciais, são indispensáveis para levar à superação das realidades opressivas vividas nos seus contextos e a plena condição de democracia e cidadania. Palavras chaves: Cidadania, Educação em Direitos Humanos, Espiritualidade