A educação escolar indígena é fundamental para garantir os direitos destes povos a sua própria cultura, bem como a manutenção de sua história e sedimentação de sua identidade. Nesse contexto, o projeto "O Povo Tuxá e o Bioma Caatinga: Da Beira do Rio ao Raso da Catarina", realizado em 2023 pelo Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, representa uma prática pedagógica que integra saberes ancestrais e metodologias ativas, com foco na relação do povo Tuxá com seu território tradicional que, há cerca de trinta anos, está em disputa e o povo conta cada vez menos com a possibilidade de acesso, dificultando práticas ancestrais de manejo e uso dos recursos naturais da caatinga. O projeto foi implementado ao longo do ano letivo de 2023, com grupos compostos por estudantes de várias séries do Ensino Fundamental e Médio, culminando com uma feira ao final do ano. Ao analisar a iniciativa sob a perspectiva etnometodológica e do conceito de território de Milton Santos, é possível explorar como o projeto contribui para uma educação intercultural, específica e diferenciada que possibilita acesso aos conhecimentos científicos em diálogo com os saberes indígenas, contribuindo com a valorização das práticas culturais e indenitárias. Os resultados indicam que o projeto promoveu um aprendizado mais relevante e significativo, aumentou a autoestima dos estudantes e demonstra que a educação contextualizada é uma ferramenta poderosa para formação de estudantes autônomos, capazes de pensar criticamente e sentir-se conectados à sua comunidade. Este estudo contribui para o debate sobre a importância da educação escolar indígena e oferece insights valiosos para a implementação de práticas pedagógicas eficazes em contextos culturais específicos.