EXPLORANDO O LÚDICO NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA DE VALORIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO -APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM WALL FERRAZ, PI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109328 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 659 "inscrito_id" => 549 "titulo" => "EXPLORANDO O LÚDICO NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA DE VALORIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO -APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM WALL FERRAZ, PI" "resumo" => "O presente artigo visa abordar a importância da ludicidade como ferramenta que possibilita um avanço considerável no desenvolvimento cognitivo e interacional dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. O lúdico abre portas para as mais variadas possibilidades de interpretações através das brincadeiras, jogos, Arte e seus respectivos traços. Por meio disso é pautada a necessidade de os professores em Língua Portuguesa da rede municipal em Wall Ferraz PI articularem atividades usando a brincadeira, o jogo e a Arte como recurso didático e metodológico. Este estudo, tem como objetivo compreender como é possível agregar a ludicidade como método de ensino na disciplina de Língua Portuguesa, indicando como esse ensino pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade oral dos alunos, além de apontar a importância da dimensão lúdica na aprendizagem de Língua Portuguesa. Desse modo, o trabalho procura evidenciar como se dá a possibilidade de aprender por meio de recursos lúdicos que podem ser inseridos nas práticas pedagógicas. No percurso metodológico, para a coleta de dados, utilizou-se do instrumento questionário e entrevista, com questões abertas que possibilitaram as discussões sobre o uso do lúdico no ensino. O vigente estudo acadêmico caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Fundamentou-se em autores, como: Vygotsky (1998), Piaget (1971), Huizinga (2019), Kishimoto (2021), Jesus (2011), Dias (2013) dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID549_TB659_22102024030655.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILLANY VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAILLANY" "autor_email" => "raillanyvieira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109328 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 659 "inscrito_id" => 549 "titulo" => "EXPLORANDO O LÚDICO NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA DE VALORIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO -APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM WALL FERRAZ, PI" "resumo" => "O presente artigo visa abordar a importância da ludicidade como ferramenta que possibilita um avanço considerável no desenvolvimento cognitivo e interacional dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. O lúdico abre portas para as mais variadas possibilidades de interpretações através das brincadeiras, jogos, Arte e seus respectivos traços. Por meio disso é pautada a necessidade de os professores em Língua Portuguesa da rede municipal em Wall Ferraz PI articularem atividades usando a brincadeira, o jogo e a Arte como recurso didático e metodológico. Este estudo, tem como objetivo compreender como é possível agregar a ludicidade como método de ensino na disciplina de Língua Portuguesa, indicando como esse ensino pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade oral dos alunos, além de apontar a importância da dimensão lúdica na aprendizagem de Língua Portuguesa. Desse modo, o trabalho procura evidenciar como se dá a possibilidade de aprender por meio de recursos lúdicos que podem ser inseridos nas práticas pedagógicas. No percurso metodológico, para a coleta de dados, utilizou-se do instrumento questionário e entrevista, com questões abertas que possibilitaram as discussões sobre o uso do lúdico no ensino. O vigente estudo acadêmico caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Fundamentou-se em autores, como: Vygotsky (1998), Piaget (1971), Huizinga (2019), Kishimoto (2021), Jesus (2011), Dias (2013) dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID549_TB659_22102024030655.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILLANY VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAILLANY" "autor_email" => "raillanyvieira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }