A pesquisa contextualiza a redemocratização do Brasil na década de 1980, ressaltando os avanços democráticos e os desafios enfrentados pela sociedade, especialmente em relação à desigualdade social e ao racismo. A legislação educacional no Brasil por muitas décadas trabalhou em passos lentos para criar leis e medidas para colaborar com a sala de aula antirracista. Dessa maneira, a seguinte pesquisa tem como objetivo geral explorar criticamente a inclusão da História da África e cultura afro-brasileira no currículo do componente curricular de História entre 1985 a 2023, bem como investigar a relação desse objeto de conhecimento com movimentos sociais, organizações e tensões políticas. A pesquisa envolve uma abordagem documental e bibliográfica. Serão analisados documentos oficiais, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A importância dessa pesquisa reside na necessidade de compreender em como essa inclusão pode contribuir para a construção de uma educação antirracista eficaz. Para tanto, o referencial teórico utilizado abrange autores, como hooks (2017), Freire (2018), Appiah (2016), entre outros. Esses autores fornecem insights sobre educação antirracista, identidade, cultura e a importância da inclusão de diferentes perspectivas na educação e no fazer antirracista.