O ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE O ÁTOMO E OS MODELOS ATÔMICOS NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110106 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1757 "inscrito_id" => 8095 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE O ÁTOMO E OS MODELOS ATÔMICOS NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência intervencionista que investiga o ensino de Ciências, especificamente sobre a história do átomo e os modelos atômicos, no contexto da educação regular. Ele foi conduzido durante a disciplina de Elementos de Ciências II, no segundo período do curso de Licenciatura em Química do IFMA, Campus São Luís / Monte Castelo. Neste trabalho, os professores em formação foram orientados a planejar aulas alternativas e a desenvolver materiais didáticos com o objetivo de despertar o interesse e promover a inclusão de todos os alunos. A intervenção didática ocorreu no Colun - Colégio Universitário, e os resultados indicaram um retorno positivo tanto em termos de motivação quanto de compreensão cognitiva por parte dos alunos, conforme evidenciado pela análise dos questionários coletados. A abordagem metodológica inclusiva adotada durante o processo de ensino permitiu uma aprendizagem satisfatória, estimulando a participação e a interação dos alunos em sala de aula. Além disso, a experiência proporcionou aos futuros profissionais da educação uma oportunidade valiosa de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, contribuindo significativamente para sua formação pedagógica. Essa abordagem interventiva não apenas enriqueceu a experiência de ensino-aprendizagem, mas também promoveu um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e engajador para todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8095_TB1757_15032024153435.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO ALVES DE ARAUJO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlosj@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110106 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1757 "inscrito_id" => 8095 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE O ÁTOMO E OS MODELOS ATÔMICOS NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência intervencionista que investiga o ensino de Ciências, especificamente sobre a história do átomo e os modelos atômicos, no contexto da educação regular. Ele foi conduzido durante a disciplina de Elementos de Ciências II, no segundo período do curso de Licenciatura em Química do IFMA, Campus São Luís / Monte Castelo. Neste trabalho, os professores em formação foram orientados a planejar aulas alternativas e a desenvolver materiais didáticos com o objetivo de despertar o interesse e promover a inclusão de todos os alunos. A intervenção didática ocorreu no Colun - Colégio Universitário, e os resultados indicaram um retorno positivo tanto em termos de motivação quanto de compreensão cognitiva por parte dos alunos, conforme evidenciado pela análise dos questionários coletados. A abordagem metodológica inclusiva adotada durante o processo de ensino permitiu uma aprendizagem satisfatória, estimulando a participação e a interação dos alunos em sala de aula. Além disso, a experiência proporcionou aos futuros profissionais da educação uma oportunidade valiosa de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, contribuindo significativamente para sua formação pedagógica. Essa abordagem interventiva não apenas enriqueceu a experiência de ensino-aprendizagem, mas também promoveu um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e engajador para todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8095_TB1757_15032024153435.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO ALVES DE ARAUJO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlosj@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }