O presente trabalho é um relato de experiência intervencionista que investiga o ensino de Ciências, especificamente sobre a história do átomo e os modelos atômicos, no contexto da educação regular. Ele foi conduzido durante a disciplina de Elementos de Ciências II, no segundo período do curso de Licenciatura em Química do IFMA, Campus São Luís / Monte Castelo. Neste trabalho, os professores em formação foram orientados a planejar aulas alternativas e a desenvolver materiais didáticos com o objetivo de despertar o interesse e promover a inclusão de todos os alunos. A intervenção didática ocorreu no Colun - Colégio Universitário, e os resultados indicaram um retorno positivo tanto em termos de motivação quanto de compreensão cognitiva por parte dos alunos, conforme evidenciado pela análise dos questionários coletados. A abordagem metodológica inclusiva adotada durante o processo de ensino permitiu uma aprendizagem satisfatória, estimulando a participação e a interação dos alunos em sala de aula. Além disso, a experiência proporcionou aos futuros profissionais da educação uma oportunidade valiosa de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, contribuindo significativamente para sua formação pedagógica. Essa abordagem interventiva não apenas enriqueceu a experiência de ensino-aprendizagem, mas também promoveu um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e engajador para todos os envolvidos.