Este artigo investiga os impactos da integração de podcasts no ensino de história, com o intuito de promover o engajamento dos alunos, aprofundar a compreensão histórica e estimular o pensamento crítico. A pesquisa busca compreender como a abordagem sonora dos podcasts pode oferecer uma experiência de aprendizado mais envolvente e participativa, alinhada ao contexto atual de educação digital. A justificativa para o estudo reside na necessidade de inovação pedagógica e na busca por estratégias que tornem o ensino de História mais relevante e acessível aos estudantes. A utilização de podcasts como recurso pedagógico surge como uma resposta a essa demanda, oferecendo uma alternativa dinâmica e atrativa para a transmissão de conhecimentos históricos. Os objetivos do projeto incluem avaliar o impacto dos podcasts na compreensão histórica dos alunos, analisar o engajamento dos estudantes com essa abordagem e identificar estratégias eficazes na produção de podcasts educativos em História. A metodologia adotada compreende uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo entrevistas, questionários, análise documental e observação em sala de aula. Os resultados esperados contribuirão para o avanço do conhecimento sobre práticas inovadoras no ensino de História e para a reflexão sobre o papel das novas tecnologias no contexto educacional, potencialmente transformando o ensino de História em uma experiência mais dinâmica, contextualizada e significativa para os alunos.