Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLETÂNEA DE COMPONENTES PRÉ-IF NA REDE EDUCA MAIS MARANHÃO E SUA CONTROBUIÇÃO PARA REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS INTEGRAIS EM TEMPO INTEGRAL CENTROS EDUCA MAIS.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar e analisar o percurso formativo docente e a produção de material didático de suporte disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) do Maranhão às equipes escolares dos Centros de Educação integral em Tempo Integral Educa Mais direcionados à operacionalização da Lei n° 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. A análise desse processo de convergência entre o modelo adotado nos Centros Educa Mais e sua reformulação para adaptação à nova legislação foi objeto do presente trabalho. Para fins metodológicos, optou-se por uma pesquisa documental a partir dos referenciais disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação às equipes escolares durante a implantação no período de 2020 a 2022. Corroborou, ainda, para o presente trabalho o levantamento de dados a partir de entrevistas com participantes da equipe de implantação no SEDUC e escola, com tratamento dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo. Para tanto, escolheu-se o método histórico como método de procedimento investigativo, o que deu aporte para conhecer o processo de construção da Coletânea de Componentes Pré-if disponibilizada para as unidades integrantes do projeto piloto que, face o desafio da reformulação curricular imposta pela nova legislação, foram artífices e avaliadores do próprio percurso formativo. O tipo de pesquisa ou método de procedimento que se desenvolveu nesta investigação foi o Estudo de Caso na unidades integrantes da primeira etapa de aplicação do material foco da investigação e posteriormente complementado por uma pesquisa bibliográfica direcionada aos manuais e diretrizes formulados pela equipe técnica da SEDUC voltados ao tema. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os técnicos da Comissão de Reformulação do Ensino Médio da SEDUC, docentes do componente integrador de flexibilização curricular “pré-itinerário” ou “pré-if” e as equipes gestoras das escolas que integraram o projeto piloto de implantação no período.

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