Introduzir a literatura afro-brasileira nas atividades cotidianas da escola amplia o horizonte cultural das crianças, permitindo que elas se familiarizem com histórias, tradições e perspectivas diferentes das suas próprias. Tendo como embasamento teórico Coelho (2000), que afirma que a escola dispõe de um espaço privilegiado para o trabalho com a literatura e, através dele, há o exercício da mente, a percepção de múltiplos significados, a leitura de mundo e a percepção do outro, Aconteceu a aplicação do projeto com os estudantes do 6º ano da rede municipal de Fortaleza que, após a leitura da obra “Os nove pentes da África”, de Cidinha da Silva, puderam produzir textos escritos a partir do sentimentos representados através de cada pente apresentado no conto. A metodologia adotada foi o estudo de caso, visto que essa abordagem oferece uma compreensão detalhada das dinâmicas propostas em sala de aula, das interações entre alunos e professores, e das respostas individuais dos alunos às estratégias de leitura implementadas. Ao explorar narrativas africanas, as crianças podem entender melhor as interconexões globais entre diferentes culturas e sociedades, promovendo uma visão mais ampla do mundo e incentivando o pensamento crítico, além disso, pode fazer conexões entre a narrativa e sua própria realidade, percebendo semelhanças e diferenças entre as culturas brasileira e africana, bem como os valores universais presentes na história.