O artigo tem por objetivo levantar questões sobre as interações entre Espaços de Educação não formal, Alfabetização Científica (AC) e as mediações para crianças da educação infantil. O problema que trazemos para nossa pesquisa é: em que medida a Escola da Ciência, Biologia e História(ECBH), um espaço de educação não formal, está engajada nos processos de Alfabetização Científica para Educação Infantil? Que tipo de mediação se faz para potencializar a AC neste espaço museológico? A discussão parte da experiência das autoras como professoras referências da ECBH e do professor Orientador do curso de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/Ifes) do Instituto Federal do Espírito Santo. Para tal, utiliza como referencial teórico sobre os espaços de educação não formal Gohn (2006, 2014); sobre Alfabetização Científica as pesquisas de Chassot (2003) e Sasseron e Carvalho (2008, 2011) e para dialogar sobre Mediação em espaços não formais e Museus de Ciências, Marandino (2008). A pesquisa teve como metodologia um Estudo de Caso a partir da observação participante. Os resultados apontam que, a partir da mediação do roteiro “O Fabuloso Mundo dos Animais” que acontece na instituição, diversas perguntas são feitas para que as crianças se sintam instigadas a pensar e a buscar respostas/soluções/transformações por meio de suas vivências no dia a dia, ou até mesmo, elaborar algumas proposições a partir do que vêem nas exposições.