EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: UM ENFOQUE NOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE MÚSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111051 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3071 "inscrito_id" => 10194 "titulo" => "EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: UM ENFOQUE NOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE MÚSICA" "resumo" => "Este artigo versa sobre o tema educação musical e autismo. Objetiva apresentar reflexões sobre a especificidade do ensino musical voltado para crianças e adolescentes autista, e as perspectivas e desafios dos professores de música para o acolhimento e o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Para exploração e argumentação do tema, traz os estudos da deficiência, a perspectiva da neurodiversidade, a conceitualização de capacitismo e as diretrizes da educação inclusiva. Para tanto, essa pesquisa de natureza qualitativa utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica narrativa. Desta forma, traz para a discussão as concepções acerca do autismo, conceito e contextualização do ensino de música no campo da educação musical não formal. Com base nos estudos e reflexões, observar-se que, no âmbito da educação musical não formal, é de extrema importância ampliar as discussões sobre a compreensão da deficiência, a partir de uma perspectiva de diversidade e neurodiversidade e o importante papel do professor frente à inclusão. Nesse sentido, a educação musical inclusiva requer esforços contínuos para modernizar e reestruturar as escolas de música, bem como para capacitar os professores para o ensino de música para indivíduos autistas. Esse desafio também se estende à função acadêmica de expandir e aprofundar pesquisas sobre o tema, indo além do modelo biomédico da deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10194_TB3071_30092024200145.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PEREIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "Raquel Pereira" "autor_email" => "rpsoares2@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111051 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3071 "inscrito_id" => 10194 "titulo" => "EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: UM ENFOQUE NOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE MÚSICA" "resumo" => "Este artigo versa sobre o tema educação musical e autismo. Objetiva apresentar reflexões sobre a especificidade do ensino musical voltado para crianças e adolescentes autista, e as perspectivas e desafios dos professores de música para o acolhimento e o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Para exploração e argumentação do tema, traz os estudos da deficiência, a perspectiva da neurodiversidade, a conceitualização de capacitismo e as diretrizes da educação inclusiva. Para tanto, essa pesquisa de natureza qualitativa utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica narrativa. Desta forma, traz para a discussão as concepções acerca do autismo, conceito e contextualização do ensino de música no campo da educação musical não formal. Com base nos estudos e reflexões, observar-se que, no âmbito da educação musical não formal, é de extrema importância ampliar as discussões sobre a compreensão da deficiência, a partir de uma perspectiva de diversidade e neurodiversidade e o importante papel do professor frente à inclusão. Nesse sentido, a educação musical inclusiva requer esforços contínuos para modernizar e reestruturar as escolas de música, bem como para capacitar os professores para o ensino de música para indivíduos autistas. Esse desafio também se estende à função acadêmica de expandir e aprofundar pesquisas sobre o tema, indo além do modelo biomédico da deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10194_TB3071_30092024200145.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PEREIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "Raquel Pereira" "autor_email" => "rpsoares2@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }