FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO IEMA PLENO TAMANCÃO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112118 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4619 "inscrito_id" => 14343 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO IEMA PLENO TAMANCÃO." "resumo" => "Neste artigo, abordamos a importância de integrar a pesquisa científica ao contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com foco na transformação do corpo docente para incorporar essa prática em suas metodologias pedagógicas. A partir da experiência no IEMA Pleno Tamancão, discutimos as necessidades e benefícios da pesquisa na educação, destacando a motivação, formação continuada e a criação de condições favoráveis como elementos chave para fomentar uma cultura de pesquisa no ambiente escolar. Este trabalho é fruto de um relato de experiência e evidência de como a pesquisa científica pode enriquecer o fazer pedagógico, contribuindo para uma educação básica mais dinâmica e alinhada com as demandas contemporâneas por conhecimento aplicado e inovação. A metodologia adotada envolve a análise detalhada das práticas pedagógicas e dos investimentos feitos pelo IEMA Pleno Tamancão, com foco na implementação de estratégias que transformam professores em pesquisadores ativos. Os resultados indicam que a implementação de estratégias pedagógicas específicas, como a inclusão de períodos destinados à pesquisa na carga horária dos professores e a criação de grupos de estudos, são fundamentais para promover e sustentar a pesquisa científica no ambiente escolar. Observamos que a formação de professores-pesquisadores é um processo contínuo que exige apoio institucional, recursos adequados e um compromisso com a prática reflexiva. Além disso, o maior investimento na formação de professores-pesquisadores na educação básica, como promovido pelo IEMA Pleno Tamancão, demonstra a prioridade da instituição em valorizar e integrar a pesquisa científica ao desenvolvimento profissional docente e à prática educativa. Concluímos que a experiência do IEMA Pleno Tamancão serve como um modelo, destacando a importância de uma abordagem sistemática e intencional para sustentar a pesquisa como um pilar do desenvolvimento profissional docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14343_TB4619_09102024162032.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO RIBEIRO DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "TIAGO ANJOS" "autor_email" => "tiago15anjos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112118 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4619 "inscrito_id" => 14343 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO IEMA PLENO TAMANCÃO." "resumo" => "Neste artigo, abordamos a importância de integrar a pesquisa científica ao contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com foco na transformação do corpo docente para incorporar essa prática em suas metodologias pedagógicas. A partir da experiência no IEMA Pleno Tamancão, discutimos as necessidades e benefícios da pesquisa na educação, destacando a motivação, formação continuada e a criação de condições favoráveis como elementos chave para fomentar uma cultura de pesquisa no ambiente escolar. Este trabalho é fruto de um relato de experiência e evidência de como a pesquisa científica pode enriquecer o fazer pedagógico, contribuindo para uma educação básica mais dinâmica e alinhada com as demandas contemporâneas por conhecimento aplicado e inovação. A metodologia adotada envolve a análise detalhada das práticas pedagógicas e dos investimentos feitos pelo IEMA Pleno Tamancão, com foco na implementação de estratégias que transformam professores em pesquisadores ativos. Os resultados indicam que a implementação de estratégias pedagógicas específicas, como a inclusão de períodos destinados à pesquisa na carga horária dos professores e a criação de grupos de estudos, são fundamentais para promover e sustentar a pesquisa científica no ambiente escolar. Observamos que a formação de professores-pesquisadores é um processo contínuo que exige apoio institucional, recursos adequados e um compromisso com a prática reflexiva. Além disso, o maior investimento na formação de professores-pesquisadores na educação básica, como promovido pelo IEMA Pleno Tamancão, demonstra a prioridade da instituição em valorizar e integrar a pesquisa científica ao desenvolvimento profissional docente e à prática educativa. Concluímos que a experiência do IEMA Pleno Tamancão serve como um modelo, destacando a importância de uma abordagem sistemática e intencional para sustentar a pesquisa como um pilar do desenvolvimento profissional docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14343_TB4619_09102024162032.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO RIBEIRO DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "TIAGO ANJOS" "autor_email" => "tiago15anjos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }