NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE ROBÔS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS TURMAS DE PRÉ II AO 2º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114426 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7923 "inscrito_id" => 19984 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE ROBÔS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS TURMAS DE PRÉ II AO 2º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => "A utilização da robótica na educação é uma abordagem inovadora que vem ganhando destaque nos últimos anos. Essa prática promove o aprendizado de maneira lúdica e interativa, estimulando diversas habilidades nas crianças. Aqui estão alguns pontos sobre como a robótica pode ser aplicada na educação: Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Lógico; Estimula a Criatividade; Trabalho em Equipe; Integração de Conteúdos Curriculares; Motivação e Engajamento; Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais; Introdução à Tecnologia; Aprendizado por Experimentação. Nesse sentido, este estudo partiu dos seguintes questionamentos de pesquisa: a utilização de robôs como ferramenta pedagógica contribuem para enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando-a mais significativa, interativa e ajustada às necessidades de cada aluno? A integração efetiva dessas tecnologias no ambiente educacional tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem? Como objetivo geral elencamos: analisar a contribuição das novas tecnologias, especialmente a utilização dos robôs como ferramenta pedagógica, nas turmas do Pré II ao 2º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB). Como objetivo específico apontamos: Descrever a utilização dos kits de robótica como ferramenta pedagógica; identificar as contribuições da utilização dos kits de robótica para aprendizagem significativa; identificar os avanços nas práticas pedagógicas dos professores a partir da utilização dos kits de robótica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como lócus uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e como sujeitos, professores e equipe gestora da escola. O estudo demonstrou que as novas tecnologias têm um impacto significativo e transformador no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma gama de possibilidades que podem enriquecer o processo educativo, tornando-o mais inclusivo, interativo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19984_TB7923_30092024221326.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA TIANY CÂMARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.tiany.lt@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114426 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7923 "inscrito_id" => 19984 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE ROBÔS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS TURMAS DE PRÉ II AO 2º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => "A utilização da robótica na educação é uma abordagem inovadora que vem ganhando destaque nos últimos anos. Essa prática promove o aprendizado de maneira lúdica e interativa, estimulando diversas habilidades nas crianças. Aqui estão alguns pontos sobre como a robótica pode ser aplicada na educação: Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Lógico; Estimula a Criatividade; Trabalho em Equipe; Integração de Conteúdos Curriculares; Motivação e Engajamento; Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais; Introdução à Tecnologia; Aprendizado por Experimentação. Nesse sentido, este estudo partiu dos seguintes questionamentos de pesquisa: a utilização de robôs como ferramenta pedagógica contribuem para enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando-a mais significativa, interativa e ajustada às necessidades de cada aluno? A integração efetiva dessas tecnologias no ambiente educacional tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem? Como objetivo geral elencamos: analisar a contribuição das novas tecnologias, especialmente a utilização dos robôs como ferramenta pedagógica, nas turmas do Pré II ao 2º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB). Como objetivo específico apontamos: Descrever a utilização dos kits de robótica como ferramenta pedagógica; identificar as contribuições da utilização dos kits de robótica para aprendizagem significativa; identificar os avanços nas práticas pedagógicas dos professores a partir da utilização dos kits de robótica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como lócus uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e como sujeitos, professores e equipe gestora da escola. O estudo demonstrou que as novas tecnologias têm um impacto significativo e transformador no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma gama de possibilidades que podem enriquecer o processo educativo, tornando-o mais inclusivo, interativo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19984_TB7923_30092024221326.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA TIANY CÂMARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.tiany.lt@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }