A utilização do diorama como modelo didático-pedagógico vem contribuindo para o ensino de diversas disciplinas e interdisciplinaridades para representações tridimensionais. Este recurso pode ser utilizado em diferentes ecossistemas, a fim de divulgar informações e conhecimento, com o objetivo de exemplificar e/ou auxiliar diversas representações. Este trabalho teve como objetivo elaborar a criação de um diorama como ferramenta didática-pedagógica para o ensino e conhecimento das algas (Protista) no ensino básico. Como metodologia, foi realizada a leitura de livros e e-books dos últimos 10 (dez) anos que discorrem sobre o tema escolhido, a fim de obter as informações mais atuais e necessárias para a construção e desenvolvimento das informações contidas no diorama. Além disso, foi utilizado materiais de fácil acesso, como caixa de papelão, massa de modelar, tintas guache, cola, tesoura e papéis. Por fim, foi utilizado um QR Code para colar na caixa próximo a cada alga presente na caixa, contendo informações sobre aquela espécie, assim como filo e demais curiosidades pertinentes. O trabalho envolveu o conhecimento sobre todas as algas. Como resultados, obtivemos a criação da caixa A construção de dioramas é uma ferramenta eficaz para ensinar sobre algas, oferecendo uma abordagem visual e interativa para o aprendizado. Os Dioramas permitem que os alunos visualizem diferentes tipos de algas e seus habitats, como oceanos e lagos, ajudando na compreensão das adaptações e interações ecológicas dessas plantas. A atividade incentiva a pesquisa aprofundada, desenvolve habilidades manuais e criativas, e promove o engajamento dos alunos. Além disso, dioramas facilitam a contextualização dos conteúdos e servem como um ponto de partida para discussões e atividades em sala de aula. Eles também oferecem uma forma criativa de avaliar o conhecimento dos alunos, através da construção e explicação do diorama, tornando o aprendizado sobre algas mais acessível e compreensível.