UTILIZAÇÃO DO DIORAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO E ENSINO DE ALGAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114371 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7838 "inscrito_id" => 3588 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO DIORAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO E ENSINO DE ALGAS" "resumo" => "A utilização do diorama como modelo didático-pedagógico vem contribuindo para o ensino de diversas disciplinas e interdisciplinaridades para representações tridimensionais. Este recurso pode ser utilizado em diferentes ecossistemas, a fim de divulgar informações e conhecimento, com o objetivo de exemplificar e/ou auxiliar diversas representações. Este trabalho teve como objetivo elaborar a criação de um diorama como ferramenta didática-pedagógica para o ensino e conhecimento das algas (Protista) no ensino básico. Como metodologia, foi realizada a leitura de livros e e-books dos últimos 10 (dez) anos que discorrem sobre o tema escolhido, a fim de obter as informações mais atuais e necessárias para a construção e desenvolvimento das informações contidas no diorama. Além disso, foi utilizado materiais de fácil acesso, como caixa de papelão, massa de modelar, tintas guache, cola, tesoura e papéis. Por fim, foi utilizado um QR Code para colar na caixa próximo a cada alga presente na caixa, contendo informações sobre aquela espécie, assim como filo e demais curiosidades pertinentes. O trabalho envolveu o conhecimento sobre todas as algas. Como resultados, obtivemos a criação da caixa A construção de dioramas é uma ferramenta eficaz para ensinar sobre algas, oferecendo uma abordagem visual e interativa para o aprendizado. Os Dioramas permitem que os alunos visualizem diferentes tipos de algas e seus habitats, como oceanos e lagos, ajudando na compreensão das adaptações e interações ecológicas dessas plantas. A atividade incentiva a pesquisa aprofundada, desenvolve habilidades manuais e criativas, e promove o engajamento dos alunos. Além disso, dioramas facilitam a contextualização dos conteúdos e servem como um ponto de partida para discussões e atividades em sala de aula. Eles também oferecem uma forma criativa de avaliar o conhecimento dos alunos, através da construção e explicação do diorama, tornando o aprendizado sobre algas mais acessível e compreensível." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3588_TB7838_29102024193017.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GUILHERME GONZAGA SILVA JESUS" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.gonzaga@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114371 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7838 "inscrito_id" => 3588 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO DIORAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO E ENSINO DE ALGAS" "resumo" => "A utilização do diorama como modelo didático-pedagógico vem contribuindo para o ensino de diversas disciplinas e interdisciplinaridades para representações tridimensionais. Este recurso pode ser utilizado em diferentes ecossistemas, a fim de divulgar informações e conhecimento, com o objetivo de exemplificar e/ou auxiliar diversas representações. Este trabalho teve como objetivo elaborar a criação de um diorama como ferramenta didática-pedagógica para o ensino e conhecimento das algas (Protista) no ensino básico. Como metodologia, foi realizada a leitura de livros e e-books dos últimos 10 (dez) anos que discorrem sobre o tema escolhido, a fim de obter as informações mais atuais e necessárias para a construção e desenvolvimento das informações contidas no diorama. Além disso, foi utilizado materiais de fácil acesso, como caixa de papelão, massa de modelar, tintas guache, cola, tesoura e papéis. Por fim, foi utilizado um QR Code para colar na caixa próximo a cada alga presente na caixa, contendo informações sobre aquela espécie, assim como filo e demais curiosidades pertinentes. O trabalho envolveu o conhecimento sobre todas as algas. Como resultados, obtivemos a criação da caixa A construção de dioramas é uma ferramenta eficaz para ensinar sobre algas, oferecendo uma abordagem visual e interativa para o aprendizado. Os Dioramas permitem que os alunos visualizem diferentes tipos de algas e seus habitats, como oceanos e lagos, ajudando na compreensão das adaptações e interações ecológicas dessas plantas. A atividade incentiva a pesquisa aprofundada, desenvolve habilidades manuais e criativas, e promove o engajamento dos alunos. Além disso, dioramas facilitam a contextualização dos conteúdos e servem como um ponto de partida para discussões e atividades em sala de aula. Eles também oferecem uma forma criativa de avaliar o conhecimento dos alunos, através da construção e explicação do diorama, tornando o aprendizado sobre algas mais acessível e compreensível." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3588_TB7838_29102024193017.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GUILHERME GONZAGA SILVA JESUS" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.gonzaga@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }