A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CONEXÃO TEORIA E PRÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112447 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5084 "inscrito_id" => 12422 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CONEXÃO TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Este artigo decorre da pesquisa em desenvolvimento junto ao PPEHL/UFAC, investigando a importância da teoria e prática na formação inicial de professores e como os futuros docentes concebem o ser professor/professora. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Freire (2022); Tardif (2014); Morin (2011); Nóvoa (1999), dentre outros. A metodologia empregada é a qualiquantitativa de natureza aplicada, empregando como instrumentos de pesquisa o questionário autoaplicável, análise de documentos e a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que tanto a formação teórica isolada quanto a prática não são suficientes, sendo essencial a integração e a constante atualização. A formação é um momento de encontro dos saberes, não apenas técnico e/ou científico, mas é também saberes históricos, sociais, individuais e coletivos. A prática enriquece o cotidiano do educador à luz da práxis, integrado aos seus saberes teóricos. Nesse processo, o educador se torna - e deve reconhecer-se -, simultaneamente, aprendiz e professor, consolidando e aplicando os conhecimentos adquiridos. A formação inicial, deve ser apenas o começo de um processo contínuo. Para tanto, a discussão sobre a relação entre conhecimentos teóricos e práticos emerge como um ponto central de reflexão, de modo que, formar professores considerando os conhecimentos teóricos e práticos, sinaliza uma perspectiva inovadora no campo educacional tendo em vista considerar que a prática pedagógica não é neutra, segundo Freire (2022), antes, e principalmente, é carregada de politicidade e de uma ética permeada pelos elementos da coletividade, de intenções, de cultura, de disciplinas para o estudo e da ação e reflexão sobre o ser e o fazer docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12422_TB5084_27102024212731.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA COSTA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "DAIANA" "autor_email" => "daianaazevedo98@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112447 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5084 "inscrito_id" => 12422 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CONEXÃO TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Este artigo decorre da pesquisa em desenvolvimento junto ao PPEHL/UFAC, investigando a importância da teoria e prática na formação inicial de professores e como os futuros docentes concebem o ser professor/professora. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Freire (2022); Tardif (2014); Morin (2011); Nóvoa (1999), dentre outros. A metodologia empregada é a qualiquantitativa de natureza aplicada, empregando como instrumentos de pesquisa o questionário autoaplicável, análise de documentos e a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que tanto a formação teórica isolada quanto a prática não são suficientes, sendo essencial a integração e a constante atualização. A formação é um momento de encontro dos saberes, não apenas técnico e/ou científico, mas é também saberes históricos, sociais, individuais e coletivos. A prática enriquece o cotidiano do educador à luz da práxis, integrado aos seus saberes teóricos. Nesse processo, o educador se torna - e deve reconhecer-se -, simultaneamente, aprendiz e professor, consolidando e aplicando os conhecimentos adquiridos. A formação inicial, deve ser apenas o começo de um processo contínuo. Para tanto, a discussão sobre a relação entre conhecimentos teóricos e práticos emerge como um ponto central de reflexão, de modo que, formar professores considerando os conhecimentos teóricos e práticos, sinaliza uma perspectiva inovadora no campo educacional tendo em vista considerar que a prática pedagógica não é neutra, segundo Freire (2022), antes, e principalmente, é carregada de politicidade e de uma ética permeada pelos elementos da coletividade, de intenções, de cultura, de disciplinas para o estudo e da ação e reflexão sobre o ser e o fazer docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12422_TB5084_27102024212731.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA COSTA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "DAIANA" "autor_email" => "daianaazevedo98@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }