ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE VISUAL DOS LIVROS UTILIZADOS DURANTE A DISCIPLINA DE ZOOLOGIA GERAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109797 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1311 "inscrito_id" => 5472 "titulo" => "ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE VISUAL DOS LIVROS UTILIZADOS DURANTE A DISCIPLINA DE ZOOLOGIA GERAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Esta pesquisa parte de uma pesquisa em andamento que se justifica pela necessidade de promover inclusão e igualdade de oportunidades educacionais para alunos com deficiência visual. A falta de recursos assistivos como imagens descritas e ampliadas, áudios books, livros em braile, ou acessíveis aos leitores de tela como NVDA e TALKBACK, comprometem o acesso do discente aos conhecimentos propostos pela ementa da disciplina cursada, impactando negativamente o desenvolvimento acadêmico e as perspectivas profissionais desses estudantes. O objetivo principal é identificar se os recursos visuais presentes nos livros utilizados durante a disciplina de Zoologia I e II são acessíveis aos alunos com deficiência visual, identificando as barreiras visuais enfrentadas pelos alunos com deficiência visual, propõe-se a análise tanto da acessibilidade imagética dos livros da biblioteca física considerando o tamanho da letra e se as imagens possuem descrições, quanto acessibilidade aos leitores de tela e qualidade de ampliação dos livros da biblioteca virtual utilizados durante a disciplina de Zoologia Geral I e II. Os resultados esperados incluem a melhoria na acessibilidade dos livros de zoologia, promovendo uma base sólida de práticas inclusivas no ensino superior, contribuindo para a construção de uma cultura de inclusão e diversidade, este estudo visa beneficiar não apenas os alunos com deficiência visual, mas toda a comunidade acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5472_TB1311_26102024181516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR EMANUEL SANTANA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITOR EMANUEL" "autor_email" => "vitoremanuelsantanasilva@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109797 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1311 "inscrito_id" => 5472 "titulo" => "ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE VISUAL DOS LIVROS UTILIZADOS DURANTE A DISCIPLINA DE ZOOLOGIA GERAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Esta pesquisa parte de uma pesquisa em andamento que se justifica pela necessidade de promover inclusão e igualdade de oportunidades educacionais para alunos com deficiência visual. A falta de recursos assistivos como imagens descritas e ampliadas, áudios books, livros em braile, ou acessíveis aos leitores de tela como NVDA e TALKBACK, comprometem o acesso do discente aos conhecimentos propostos pela ementa da disciplina cursada, impactando negativamente o desenvolvimento acadêmico e as perspectivas profissionais desses estudantes. O objetivo principal é identificar se os recursos visuais presentes nos livros utilizados durante a disciplina de Zoologia I e II são acessíveis aos alunos com deficiência visual, identificando as barreiras visuais enfrentadas pelos alunos com deficiência visual, propõe-se a análise tanto da acessibilidade imagética dos livros da biblioteca física considerando o tamanho da letra e se as imagens possuem descrições, quanto acessibilidade aos leitores de tela e qualidade de ampliação dos livros da biblioteca virtual utilizados durante a disciplina de Zoologia Geral I e II. Os resultados esperados incluem a melhoria na acessibilidade dos livros de zoologia, promovendo uma base sólida de práticas inclusivas no ensino superior, contribuindo para a construção de uma cultura de inclusão e diversidade, este estudo visa beneficiar não apenas os alunos com deficiência visual, mas toda a comunidade acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5472_TB1311_26102024181516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR EMANUEL SANTANA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITOR EMANUEL" "autor_email" => "vitoremanuelsantanasilva@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }