Esta pesquisa parte de uma pesquisa em andamento que se justifica pela necessidade de promover inclusão e igualdade de oportunidades educacionais para alunos com deficiência visual. A falta de recursos assistivos como imagens descritas e ampliadas, áudios books, livros em braile, ou acessíveis aos leitores de tela como NVDA e TALKBACK, comprometem o acesso do discente aos conhecimentos propostos pela ementa da disciplina cursada, impactando negativamente o desenvolvimento acadêmico e as perspectivas profissionais desses estudantes. O objetivo principal é identificar se os recursos visuais presentes nos livros utilizados durante a disciplina de Zoologia I e II são acessíveis aos alunos com deficiência visual, identificando as barreiras visuais enfrentadas pelos alunos com deficiência visual, propõe-se a análise tanto da acessibilidade imagética dos livros da biblioteca física considerando o tamanho da letra e se as imagens possuem descrições, quanto acessibilidade aos leitores de tela e qualidade de ampliação dos livros da biblioteca virtual utilizados durante a disciplina de Zoologia Geral I e II. Os resultados esperados incluem a melhoria na acessibilidade dos livros de zoologia, promovendo uma base sólida de práticas inclusivas no ensino superior, contribuindo para a construção de uma cultura de inclusão e diversidade, este estudo visa beneficiar não apenas os alunos com deficiência visual, mas toda a comunidade acadêmica.