O presente trabalho consiste em um relato de experiência por meio de uma prática pedagógica intitulada “ II Forúm sobre Proposito de vida e Escolha Profissional ” executado com os alunos da 3ª série do ensino médio na escola CETI Cônego Cardoso, situada na cidade Castelo do Piauí, no ano letivo de 2022/2023, tendo por objetivos: Destacar a importância do autoconhecimento para assim conseguir analisar e avaliar seus pontos fortes e fraco em seu projeto de vida utilizando a capacidade de entender as próprias emoções , Entender atráves da habilidade socioemocioal : tomada de decisão responsável como a mesma pode permitir o planejamento dos passos necessários para a realização de seu Projeto de Vida a partir da definição de estratégias e ações para atingir seus objetivos e metas levando em conta padrões éticos e morais . Para Luckesi (1994), a educação deve estabelecer real sentido para sociedade, e ela só será completa quando atender a formação emocional do sujeito. Como metodologia foi utilizada durante as aulas de projeto de vida mesa redonda em torno de autoconhecimento , autocontrole e conscienência social em torno do proposito de vida e escolha profissional, elaboração de formulários com questões envolvendo as expectativas para o futuro com produção de gráficos através de pesquisa de campo sobre proposito de vida e Escolha Profissional. Consideramos que as estratégias pedagógicas tais como as descritas nesse relato de experiência proporcionaram que habilidades sociemocionais fossem postas em prática , foi notado não apenas o empenho dos alunos em discutir a temática, mas também habilidades socioemocionais que ambos demostraram já terem como, por exemplo a consciência social.