DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DA DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114893 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8593 "inscrito_id" => 20701 "titulo" => "DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DA DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores na contemporaneidade. Para isso, busca não só identificar as dificuldades decorrentes das mudanças sociais, tecnológicas e culturais, como também reflete sobre a importância da formação e o desenvolvimento profissional de professores em tempos de mudanças no cenário educacional. Nesse contexto, discute a necessidade da transformação da escola em um novo ambiente institucional e pedagógico, o que possibilita pensar sobre a importância da escola como espaço de construção de saberes, em que os professores apresentam papel fundamental nesse processo de formação docente como uma forma de transformação. Para o desenvolvimento da pesquisa contou-se com o referencial teórico dos autores: Marcelo (1999); Mizukami (2004); Nóvoa (2022); e Tardif (2002). Estes autores evidenciam a importância de considerar a necessidade de transformações na escola; a reflexão sobre a formação docente como relevante no decorrer desse processo; e a importância da atualização e preparo dos educadores para lidar com essa realidade. Propiciando assim, desenvolvimento de reflexões sobre a formação de professores. As implicações do estudo sugerem que políticas educacionais devem focar no desenvolvimento profissional contínuo e no suporte aos professores para que possam se adaptar às mudanças constantes no cenário educacional. O estudo contribui para a compreensão de como a formação docente pode ser um catalisador para a transformação educacional, reforçando a ideia de que a escola deve ser um espaço dinâmico e adaptável às necessidades contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20701_TB8593_28102024234233.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA OLIVEIRA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaoq@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114893 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8593 "inscrito_id" => 20701 "titulo" => "DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DA DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores na contemporaneidade. Para isso, busca não só identificar as dificuldades decorrentes das mudanças sociais, tecnológicas e culturais, como também reflete sobre a importância da formação e o desenvolvimento profissional de professores em tempos de mudanças no cenário educacional. Nesse contexto, discute a necessidade da transformação da escola em um novo ambiente institucional e pedagógico, o que possibilita pensar sobre a importância da escola como espaço de construção de saberes, em que os professores apresentam papel fundamental nesse processo de formação docente como uma forma de transformação. Para o desenvolvimento da pesquisa contou-se com o referencial teórico dos autores: Marcelo (1999); Mizukami (2004); Nóvoa (2022); e Tardif (2002). Estes autores evidenciam a importância de considerar a necessidade de transformações na escola; a reflexão sobre a formação docente como relevante no decorrer desse processo; e a importância da atualização e preparo dos educadores para lidar com essa realidade. Propiciando assim, desenvolvimento de reflexões sobre a formação de professores. As implicações do estudo sugerem que políticas educacionais devem focar no desenvolvimento profissional contínuo e no suporte aos professores para que possam se adaptar às mudanças constantes no cenário educacional. O estudo contribui para a compreensão de como a formação docente pode ser um catalisador para a transformação educacional, reforçando a ideia de que a escola deve ser um espaço dinâmico e adaptável às necessidades contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20701_TB8593_28102024234233.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA OLIVEIRA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaoq@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }