O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de formação de professores. O Programa tem como objetivo a indução de práticas inovadoras e colaborativas na formação de futuros professores da educação básica, oferecendo aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar o cotidiano da escola durante sua formação acadêmica. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências, observações e reflexões vividas durante a realização do PRP e suas contribuições para a formação inicial de duas discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, do subprojeto “Alfabetização em Linguagem e Matemática: experiências formativas nos anos iniciais do ensino fundamental” aprovado pelo edital CAPES no ano de 2023. Esse subprojeto teve como ideia principal fazer com que as discentes pudessem vivenciar a realidade da sala de aula em turmas do 6º ano do ensino fundamental, elaborando planos de aulas, diário de bordo, construindo materiais manipuláveis, regências, jogos, oficinas e feiras. A fim de apresentar aulas de matemática mais envolventes, lúdicas e significativas, procurando destacar as múltiplas possibilidades de se trabalhar com o ensino de matemática, contribuindo para um ensino e aprendizagem mais atraente para os alunos. Quanto aos resultados pudemos destacar o grande envolvimento dos alunos nas discussões sobre os assuntos matemáticos, participação e elogios positivos sobre as atividades propostas. Para esse trabalho utilizamos a metodologia qualitativa, descritiva Gil (2008). Como aporte teórico utilizamos Pimenta (2007) que se refere ao trabalho docente acerca de sua formação inicial. Na ocasião, as licenciandas puderam vivenciar e refletir o quanto o PRP pode contribuir para suas futuras práticas de ensino, favorecendo o uso de diversos recursos de aprendizado, enriquecendo suas práticas docentes e promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada para seus educandos.