Esta pesquisa procura analisar problemas pontuais relativos ao currículo básico no ensino fundamental para a educação musical infantil. O currículo musical é uma ferramenta essencial em um processo educacional completo, proporcionando aos estudantes uma ampla gama de benefícios cognitivos, sociais e emocionais. A inclusão da música como disciplina curricular em instituições de ensino tem ganhado destaque em todo o mundo e também no Brasil que tem reconhecido seu potencial transformador na formação integral dos indivíduos. O Currículo é o maestro da escola, e nesse sentido nos propomos a verificar a consistência dos conteúdos musicais que tem sido ministrado nas escolas em observância aos parâmetros curriculares nacionais presentes no regramento vigente no Brasil. A metodologia adotada apresenta um levantamento bibliográfico, estabelece um panorama histórico de como as leis brasileiras regulam o ensino de música no ensino fundamental desde a colonização do Brasil, catalogando o acervo legal, acompanhando as mudanças na lei e considerando sua aplicação no momento de sua vigência. Nosso objetivo procura ainda, reafirmar a importância do currículo e verificar exemplos de como alguns países lidam com o ensino de música em comparação com a legislação brasileira atual, ponderando como o poder público poderia atuar para estruturar o ensino da música nas escolas públicas de ensino fundamental e salientar os benefícios de um currículo no processo de aprendizagem e no fazer musical, como também no desenvolvimento humano e cognitivo de nossas crianças.