Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIRETRIZES TÉCNICAS PARA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA REDE SESI-SP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111707
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4030
    "inscrito_id" => 13039
    "titulo" => "DIRETRIZES TÉCNICAS PARA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA REDE SESI-SP"
    "resumo" => "Nos últimos anos, diante da busca contínua por aprimoramento teórico e prático em uma perspectiva crítica, identificou-se a necessidade da sistematização da atuação dos profissionais da psicologia educacional na rede SESI-SP. Nesse sentido, realizou-se a elaboração e implementação das diretrizes técnicas para a atuação da psicologia educacional nas 142 escolas da rede SESI-SP. Atualmente, a equipe da rede conta com 20 psicólogos(as) educacionais que atuam de forma itinerante, uma supervisora técnica da área e uma estagiária de nível superior da mesma área. Estas diretrizes têm como objetivo embasar a formação e atuação da equipe, assegurando a ética e a uniformidade da conduta profissional dentro de uma perspectiva crítica. Além disso, busca consolidar a identidade da equipe e fortalecer a Psicologia Educacional na rede SESI-SP. Articulou-se a fundamentação teórica embasada na Psicologia Histórico-Cultural com as práticas realizadas pelos psicólogos(as) educacionais da rede. Como resultados, identifica-se a consolidação da identidade e fortalecimento da equipe de psicologia educacional na instituição, bem como o alinhamento da prática dos profissionais. A atuação da equipe de psicologia educacional no SESI-SP tem contribuído significativamente para a instituição, gerando confiança e relevância técnica. Espera-se que a partilha desta experiência possa inspirar futuros referenciais para a atuação de psicólogos na educação básica no Brasil, evidenciando a importância e contribuição do profissional de psicologia na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13039_TB4030_27102024195431.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA LUZ AZEVEDO CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "LETICIA LUZ"
    "autor_email" => "leticia.cruz@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111707
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4030
    "inscrito_id" => 13039
    "titulo" => "DIRETRIZES TÉCNICAS PARA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA REDE SESI-SP"
    "resumo" => "Nos últimos anos, diante da busca contínua por aprimoramento teórico e prático em uma perspectiva crítica, identificou-se a necessidade da sistematização da atuação dos profissionais da psicologia educacional na rede SESI-SP. Nesse sentido, realizou-se a elaboração e implementação das diretrizes técnicas para a atuação da psicologia educacional nas 142 escolas da rede SESI-SP. Atualmente, a equipe da rede conta com 20 psicólogos(as) educacionais que atuam de forma itinerante, uma supervisora técnica da área e uma estagiária de nível superior da mesma área. Estas diretrizes têm como objetivo embasar a formação e atuação da equipe, assegurando a ética e a uniformidade da conduta profissional dentro de uma perspectiva crítica. Além disso, busca consolidar a identidade da equipe e fortalecer a Psicologia Educacional na rede SESI-SP. Articulou-se a fundamentação teórica embasada na Psicologia Histórico-Cultural com as práticas realizadas pelos psicólogos(as) educacionais da rede. Como resultados, identifica-se a consolidação da identidade e fortalecimento da equipe de psicologia educacional na instituição, bem como o alinhamento da prática dos profissionais. A atuação da equipe de psicologia educacional no SESI-SP tem contribuído significativamente para a instituição, gerando confiança e relevância técnica. Espera-se que a partilha desta experiência possa inspirar futuros referenciais para a atuação de psicólogos na educação básica no Brasil, evidenciando a importância e contribuição do profissional de psicologia na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13039_TB4030_27102024195431.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA LUZ AZEVEDO CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "LETICIA LUZ"
    "autor_email" => "leticia.cruz@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nos últimos anos, diante da busca contínua por aprimoramento teórico e prático em uma perspectiva crítica, identificou-se a necessidade da sistematização da atuação dos profissionais da psicologia educacional na rede SESI-SP. Nesse sentido, realizou-se a elaboração e implementação das diretrizes técnicas para a atuação da psicologia educacional nas 142 escolas da rede SESI-SP. Atualmente, a equipe da rede conta com 20 psicólogos(as) educacionais que atuam de forma itinerante, uma supervisora técnica da área e uma estagiária de nível superior da mesma área. Estas diretrizes têm como objetivo embasar a formação e atuação da equipe, assegurando a ética e a uniformidade da conduta profissional dentro de uma perspectiva crítica. Além disso, busca consolidar a identidade da equipe e fortalecer a Psicologia Educacional na rede SESI-SP. Articulou-se a fundamentação teórica embasada na Psicologia Histórico-Cultural com as práticas realizadas pelos psicólogos(as) educacionais da rede. Como resultados, identifica-se a consolidação da identidade e fortalecimento da equipe de psicologia educacional na instituição, bem como o alinhamento da prática dos profissionais. A atuação da equipe de psicologia educacional no SESI-SP tem contribuído significativamente para a instituição, gerando confiança e relevância técnica. Espera-se que a partilha desta experiência possa inspirar futuros referenciais para a atuação de psicólogos na educação básica no Brasil, evidenciando a importância e contribuição do profissional de psicologia na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.