Nos últimos anos, diante da busca contínua por aprimoramento teórico e prático em uma perspectiva crítica, identificou-se a necessidade da sistematização da atuação dos profissionais da psicologia educacional na rede SESI-SP. Nesse sentido, realizou-se a elaboração e implementação das diretrizes técnicas para a atuação da psicologia educacional nas 142 escolas da rede SESI-SP. Atualmente, a equipe da rede conta com 20 psicólogos(as) educacionais que atuam de forma itinerante, uma supervisora técnica da área e uma estagiária de nível superior da mesma área. Estas diretrizes têm como objetivo embasar a formação e atuação da equipe, assegurando a ética e a uniformidade da conduta profissional dentro de uma perspectiva crítica. Além disso, busca consolidar a identidade da equipe e fortalecer a Psicologia Educacional na rede SESI-SP. Articulou-se a fundamentação teórica embasada na Psicologia Histórico-Cultural com as práticas realizadas pelos psicólogos(as) educacionais da rede. Como resultados, identifica-se a consolidação da identidade e fortalecimento da equipe de psicologia educacional na instituição, bem como o alinhamento da prática dos profissionais. A atuação da equipe de psicologia educacional no SESI-SP tem contribuído significativamente para a instituição, gerando confiança e relevância técnica. Espera-se que a partilha desta experiência possa inspirar futuros referenciais para a atuação de psicólogos na educação básica no Brasil, evidenciando a importância e contribuição do profissional de psicologia na educação.