Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113165
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6120
    "inscrito_id" => 15558
    "titulo" => "COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Neste trabalho relatamos como ser um educador antirracista no contexto da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a partir de um relato de experiência vivenciada em uma instituição da rede pública do município de Fortaleza - CE, durante a realização do Projeto Belezas Negras, desenvolvido no ano de 2023. Esse projeto foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças, abrangendo todos os envolvidos no processo educacional. A execução desse projeto busca dar continuidade ao trabalho que nossa escola vem desenvolvendo desde 2016, por um ensino que atenda a diversidade cultural da nossa comunidade, bem como, pretende contemplar a Lei n° 10.639/2003. A fundamentação teórica é respaldada nos autores Gomes (2005), Petit (2015), Munanga (2015) entre outros que discutem educação antirracista. Como procedimento metodológico optamos pelo relato de experiência, que visa descrever através da escrita um acontecimento vivido no contexto de uma escola da Rede Municipal de Fortaleza. Conclui-se que o projeto tem contribuído para promover a reflexão e o resgate da identidade negra, bem como propiciado a implementação da História Africana na rotina dessa escola. Mas esses esforços ainda são restritos, no que se refere a contemplar a valorização e aceitação da herança africana no nosso país, sendo necessário desenvolver estratégias de formação inicial e continuada para os professores da Rede Municipal de Fortaleza com formação em diferentes áreas, disponibilizar material didático que inclua a História da África de forma positiva e valorizada e políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades e de acesso à Educação para o povo negro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15558_TB6120_27102024235806.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMOSINA SIBÉLIA SILVA ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "CARMOSINA"
    "autor_email" => "sibeliabelalencar@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113165
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6120
    "inscrito_id" => 15558
    "titulo" => "COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Neste trabalho relatamos como ser um educador antirracista no contexto da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a partir de um relato de experiência vivenciada em uma instituição da rede pública do município de Fortaleza - CE, durante a realização do Projeto Belezas Negras, desenvolvido no ano de 2023. Esse projeto foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças, abrangendo todos os envolvidos no processo educacional. A execução desse projeto busca dar continuidade ao trabalho que nossa escola vem desenvolvendo desde 2016, por um ensino que atenda a diversidade cultural da nossa comunidade, bem como, pretende contemplar a Lei n° 10.639/2003. A fundamentação teórica é respaldada nos autores Gomes (2005), Petit (2015), Munanga (2015) entre outros que discutem educação antirracista. Como procedimento metodológico optamos pelo relato de experiência, que visa descrever através da escrita um acontecimento vivido no contexto de uma escola da Rede Municipal de Fortaleza. Conclui-se que o projeto tem contribuído para promover a reflexão e o resgate da identidade negra, bem como propiciado a implementação da História Africana na rotina dessa escola. Mas esses esforços ainda são restritos, no que se refere a contemplar a valorização e aceitação da herança africana no nosso país, sendo necessário desenvolver estratégias de formação inicial e continuada para os professores da Rede Municipal de Fortaleza com formação em diferentes áreas, disponibilizar material didático que inclua a História da África de forma positiva e valorizada e políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades e de acesso à Educação para o povo negro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15558_TB6120_27102024235806.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMOSINA SIBÉLIA SILVA ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "CARMOSINA"
    "autor_email" => "sibeliabelalencar@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho relatamos como ser um educador antirracista no contexto da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a partir de um relato de experiência vivenciada em uma instituição da rede pública do município de Fortaleza - CE, durante a realização do Projeto Belezas Negras, desenvolvido no ano de 2023. Esse projeto foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças, abrangendo todos os envolvidos no processo educacional. A execução desse projeto busca dar continuidade ao trabalho que nossa escola vem desenvolvendo desde 2016, por um ensino que atenda a diversidade cultural da nossa comunidade, bem como, pretende contemplar a Lei n° 10.639/2003. A fundamentação teórica é respaldada nos autores Gomes (2005), Petit (2015), Munanga (2015) entre outros que discutem educação antirracista. Como procedimento metodológico optamos pelo relato de experiência, que visa descrever através da escrita um acontecimento vivido no contexto de uma escola da Rede Municipal de Fortaleza. Conclui-se que o projeto tem contribuído para promover a reflexão e o resgate da identidade negra, bem como propiciado a implementação da História Africana na rotina dessa escola. Mas esses esforços ainda são restritos, no que se refere a contemplar a valorização e aceitação da herança africana no nosso país, sendo necessário desenvolver estratégias de formação inicial e continuada para os professores da Rede Municipal de Fortaleza com formação em diferentes áreas, disponibilizar material didático que inclua a História da África de forma positiva e valorizada e políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades e de acesso à Educação para o povo negro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.