BIOLOGIA EM HOGWARTS: DA MAGIA À CIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111004 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 9929 "titulo" => "BIOLOGIA EM HOGWARTS: DA MAGIA À CIÊNCIA" "resumo" => "No ambiente escolar, é evidente que muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender alguns conceitos biológicos. Isso ocorre, frequentemente, devido à distância desses temas em relação às suas experiências cotidianas, o que prejudica sua capacidade de aprendizado e leva à memorização superficial dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho “Biologia em Hogwarts: da magia à Ciência”, foi desenvolvido na turma do 2º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor José Bento, em Santa Helena-PB, e teve como objetivo principal explorar conteúdos biológicos, relacionando-os com o mundo mágico de Harry Potter como um recurso didático e lúdico no ensino de Biologia, fundamentada nos princípios da educação científica, da metodologia ativa e inovadora, aprendizagem significativa, contextualização do ensino e ensino lúdico. Diversos temas da Biologia podem ser explorados nas aulas, tendo como referência a saga Harry Potter, entre eles: morfologia e taxonomia de plantas e animais, a história da Ciência, a hereditariedade e a astronomia. Entre as ações, foram realizadas oficinas, jogos didáticos, exibição de trechos dos filmes e vídeos, trabalhos em grupo, leitura de textos científicos, indicação e leitura de livros e oficinas temáticas com desafios a serem realizados pelas equipes inspirados na “Competição das Casas” que acontece na referida saga. A avaliação se deu de forma qualitativa e processual, levando em consideração a participação ativa dos estudantes na realização das atividades. Os resultados foram satisfatórios e desde o início percebeu-se o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes em participar dos encontros. Por se tratar de um universo atrativo para os adolescentes, as aulas se tornaram mais prazerosas e enriquecedoras, facilitando a aprendizagem de conteúdos teoricamente difíceis. os alunos passaram a enxergar a literatura de Harry Potter com outros olhos, e viram que lá, além da magia, há também muita Ciência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9929_TB2998_27102024173622.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEAN FERREIRA DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "GEAN" "autor_email" => "geanferreira72@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111004 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 9929 "titulo" => "BIOLOGIA EM HOGWARTS: DA MAGIA À CIÊNCIA" "resumo" => "No ambiente escolar, é evidente que muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender alguns conceitos biológicos. Isso ocorre, frequentemente, devido à distância desses temas em relação às suas experiências cotidianas, o que prejudica sua capacidade de aprendizado e leva à memorização superficial dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho “Biologia em Hogwarts: da magia à Ciência”, foi desenvolvido na turma do 2º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor José Bento, em Santa Helena-PB, e teve como objetivo principal explorar conteúdos biológicos, relacionando-os com o mundo mágico de Harry Potter como um recurso didático e lúdico no ensino de Biologia, fundamentada nos princípios da educação científica, da metodologia ativa e inovadora, aprendizagem significativa, contextualização do ensino e ensino lúdico. Diversos temas da Biologia podem ser explorados nas aulas, tendo como referência a saga Harry Potter, entre eles: morfologia e taxonomia de plantas e animais, a história da Ciência, a hereditariedade e a astronomia. Entre as ações, foram realizadas oficinas, jogos didáticos, exibição de trechos dos filmes e vídeos, trabalhos em grupo, leitura de textos científicos, indicação e leitura de livros e oficinas temáticas com desafios a serem realizados pelas equipes inspirados na “Competição das Casas” que acontece na referida saga. A avaliação se deu de forma qualitativa e processual, levando em consideração a participação ativa dos estudantes na realização das atividades. Os resultados foram satisfatórios e desde o início percebeu-se o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes em participar dos encontros. Por se tratar de um universo atrativo para os adolescentes, as aulas se tornaram mais prazerosas e enriquecedoras, facilitando a aprendizagem de conteúdos teoricamente difíceis. os alunos passaram a enxergar a literatura de Harry Potter com outros olhos, e viram que lá, além da magia, há também muita Ciência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9929_TB2998_27102024173622.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEAN FERREIRA DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "GEAN" "autor_email" => "geanferreira72@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }