Esta proposta formativa para professores da Educação Básica, oferece um curso de desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) que permite o uso criativo e crítico da tecnologia, a partir da resolução de problemas e da Aprendizagem Criativa (AC). Para tanto, buscamos desenvolver, aplicar e analisar um curso de formação em PC, a partir da mediação da ferramenta ScratchJr, identificando os níveis de compreensão do conceito de PC por docentes da Rede Municipal de Belo Horizonte (RME-BH) e de elementos do PC presentes em suas práticas pedagógicas, antes e depois da participação no curso. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizamos o método de investigação qualitativa, estudo de caso. Como instrumentos metodológicos, aplicamos questionários e entrevistas on-line, e observação participante. Nessa esteira, a pesquisa se justifica pela sua contribuição na formação de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola pública, operando a ferramenta ScratchJr, fomentando o desenvolvimento do PC de forma lúdica e acessível, tornando-se protagonista do próprio aprendizado e, assim, fortalecendo-o em sua cidadania física e digital. O ScratchJr não era conhecido pela maioria dos cursistas, mas obteve boa aceitação e desenvolvimento produtivo, onde estes puderam identificar momentos da docência que já dialogavam com o desenvolvimento do PC. Neste contexto podemos concluir que respondemos o problema de pesquisa que tratava da associação das práticas pedagógicas desplugadas associadas ao ScratchJr, no desenvolvimento do PC.