Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre a importância do desenvolvimento do Projeto Mediando o Trabalho de Alfabetização e Letramento – META com docentes e discentes do ensino superior e de escolas da rede pública para a formação de professores em campo, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas em alfabetização e letramento. O Projeto ocorre pela realização de aulas com estudantes com defasagem de alfabetização e letramento, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental. As aulas são realizadas por discentes do Curso de Pedagogia sob supervisão de docentes do Ensino Superior e acompanhamento de professores e gestores de escolas de Educação Básica da região sul, do município de São Paulo. O Projeto META tem como princípio que a formação de qualidade para alfabetização e letramento é essencial no período de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, é um projeto que propõe o diálogo efetivo entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este estudo adota como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, com análise dos registros e pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada com docentes e discentes participantes do Projeto META. É possível identificar a relevância da formação em campo, por meio do diálogo teoria e prática, durante a formação do professor no curso de graduação. Verifica-se, também, que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pelo desenvolvimento de projeto educacional, propicia maior consistência na formação do professor.