A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ESCOLA E UNIVERSIDADE NA MEDIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111664 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3959 "inscrito_id" => 10014 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ESCOLA E UNIVERSIDADE NA MEDIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre a importância do desenvolvimento do Projeto Mediando o Trabalho de Alfabetização e Letramento – META com docentes e discentes do ensino superior e de escolas da rede pública para a formação de professores em campo, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas em alfabetização e letramento. O Projeto ocorre pela realização de aulas com estudantes com defasagem de alfabetização e letramento, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental. As aulas são realizadas por discentes do Curso de Pedagogia sob supervisão de docentes do Ensino Superior e acompanhamento de professores e gestores de escolas de Educação Básica da região sul, do município de São Paulo. O Projeto META tem como princípio que a formação de qualidade para alfabetização e letramento é essencial no período de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, é um projeto que propõe o diálogo efetivo entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este estudo adota como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, com análise dos registros e pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada com docentes e discentes participantes do Projeto META. É possível identificar a relevância da formação em campo, por meio do diálogo teoria e prática, durante a formação do professor no curso de graduação. Verifica-se, também, que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pelo desenvolvimento de projeto educacional, propicia maior consistência na formação do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10014_TB3959_27102024173650.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLGA MARIA LODI RIZZINI" "autor_nome_curto" => "OLGA" "autor_email" => "mariaolga51@terra.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111664 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3959 "inscrito_id" => 10014 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ESCOLA E UNIVERSIDADE NA MEDIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre a importância do desenvolvimento do Projeto Mediando o Trabalho de Alfabetização e Letramento – META com docentes e discentes do ensino superior e de escolas da rede pública para a formação de professores em campo, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas em alfabetização e letramento. O Projeto ocorre pela realização de aulas com estudantes com defasagem de alfabetização e letramento, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental. As aulas são realizadas por discentes do Curso de Pedagogia sob supervisão de docentes do Ensino Superior e acompanhamento de professores e gestores de escolas de Educação Básica da região sul, do município de São Paulo. O Projeto META tem como princípio que a formação de qualidade para alfabetização e letramento é essencial no período de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, é um projeto que propõe o diálogo efetivo entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este estudo adota como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, com análise dos registros e pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada com docentes e discentes participantes do Projeto META. É possível identificar a relevância da formação em campo, por meio do diálogo teoria e prática, durante a formação do professor no curso de graduação. Verifica-se, também, que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pelo desenvolvimento de projeto educacional, propicia maior consistência na formação do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10014_TB3959_27102024173650.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLGA MARIA LODI RIZZINI" "autor_nome_curto" => "OLGA" "autor_email" => "mariaolga51@terra.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }