EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA BIOLÓGICA A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS INCLUSIVA NA ELETIVA 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE”.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114549 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8114 "inscrito_id" => 16471 "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA BIOLÓGICA A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS INCLUSIVA NA ELETIVA 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE”." "resumo" => "A educação sexual inclusiva pretende proporcionar um entendimento global e respeitoso da diversidade de identidade e das necessidades sexuais que abordará o ensino investigativo na biologia. Diante da Eletiva 2, novo componente curricular da diversificada para alunos da 1ª série do ensino médio na Paraíba. A Eletiva 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE” tem como objetivo principal entender as emoções sexuais da mente a partir da anatomia e fisiologia humana, levando em conta os profissionais da saúde sexual e o protagonismo dos alunos. Através da proposta Curricular do Estado da Paraíba o itinerário formativo do novo Ensino Médio, junto com a BNCC (Base Comum Curricular Nacional) utilizando as competências e habilidades inclusivas no componente curricular da biologia. Para esta temática a BNCC destaca a importância de compreender aspectos biológicos e emocionais para uma formação integral dos alunos com deficiência e sem deficiência. Esse conhecimento contribui para o protagonismo dos alunos, pois entende que essas interações ajudam promover compreensão sobre o corpo, a mente, a saúde sexual e o respeito. Além disso, ao explorar esta temática, os alunos com deficiência pode exercer o protagonismo, tomando decisões em caso de abusos e no cuidado de higiene corporal, da saúde mental e sexual. As estratégias com metodologias ativas para a Eletiva 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE” combinará com a teoria e prática para explorar e desmistificar acerca das emoções sexuais e aspectos hormonais, com aulas expositivas que introduzem conceitos de anatomia e fisiologia e uso de material pedagógico. Além de estudos de casos com teatro de fantoche, práticas experimentais no laboratório de química e biologia, palestras e oficinas com profissionais da saúde sexual. Estratégias pedagógica inclusiva que promovam o protagonismo investigativo e aprendizagem significativa com atividades adaptas e inclusiva com equidade para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16471_TB8114_27102024225122.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANDRA LUCIA DE SOUZA LIMA" "autor_nome_curto" => "JANDRA LIMA" "autor_email" => "jandra.lima@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114549 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8114 "inscrito_id" => 16471 "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA BIOLÓGICA A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS INCLUSIVA NA ELETIVA 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE”." "resumo" => "A educação sexual inclusiva pretende proporcionar um entendimento global e respeitoso da diversidade de identidade e das necessidades sexuais que abordará o ensino investigativo na biologia. Diante da Eletiva 2, novo componente curricular da diversificada para alunos da 1ª série do ensino médio na Paraíba. A Eletiva 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE” tem como objetivo principal entender as emoções sexuais da mente a partir da anatomia e fisiologia humana, levando em conta os profissionais da saúde sexual e o protagonismo dos alunos. Através da proposta Curricular do Estado da Paraíba o itinerário formativo do novo Ensino Médio, junto com a BNCC (Base Comum Curricular Nacional) utilizando as competências e habilidades inclusivas no componente curricular da biologia. Para esta temática a BNCC destaca a importância de compreender aspectos biológicos e emocionais para uma formação integral dos alunos com deficiência e sem deficiência. Esse conhecimento contribui para o protagonismo dos alunos, pois entende que essas interações ajudam promover compreensão sobre o corpo, a mente, a saúde sexual e o respeito. Além disso, ao explorar esta temática, os alunos com deficiência pode exercer o protagonismo, tomando decisões em caso de abusos e no cuidado de higiene corporal, da saúde mental e sexual. As estratégias com metodologias ativas para a Eletiva 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE” combinará com a teoria e prática para explorar e desmistificar acerca das emoções sexuais e aspectos hormonais, com aulas expositivas que introduzem conceitos de anatomia e fisiologia e uso de material pedagógico. Além de estudos de casos com teatro de fantoche, práticas experimentais no laboratório de química e biologia, palestras e oficinas com profissionais da saúde sexual. Estratégias pedagógica inclusiva que promovam o protagonismo investigativo e aprendizagem significativa com atividades adaptas e inclusiva com equidade para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16471_TB8114_27102024225122.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANDRA LUCIA DE SOUZA LIMA" "autor_nome_curto" => "JANDRA LIMA" "autor_email" => "jandra.lima@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }