A disciplina de Ciências é frequentemente considerada complexa pelos alunos, devido às suas terminologias próprias e conceitos científicos muitas vezes entendidos como abstratos. Diante desse desafio, torna-se importante o uso de abordagens lúdicas para facilitar a compreensão desses temas e estimular o aprendizado dentro do ambiente educacional. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade lúdica relacionada ao tema “sistema circulatório” para a disciplina de Ciências e avaliar seus efeitos ao ser aplicada em uma turma de Ensino Fundamental. Com esse objetivo, foi criada uma atividade chamada "Trilhas Sanguíneas", que incluía uma imagem de um coração com linhas-guia, dois pedaços de linha de lã nas cores azul e vermelha, um texto explicativo sobre o trajeto do sangue pelo coração e instruções sobre a dinâmica. Essa atividade buscou trabalhar os conceitos de circulação pulmonar e sistêmica de forma descomplicada, divertida e com uso da lógica, tendo em vista as dificuldades relatadas pelos professores em promover uma aprendizagem eficaz ao abordar esse conteúdo em sala de aula. A atividade foi aplicada em um dia, após uma sequência de aulas teóricas sobre o sistema circulatório, em uma turma do oitavo ano da Escola Cidadã Integral Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba. Com a utilização dessa abordagem, foi possível observar resultados encorajadores. Os alunos envolvidos mostraram um notável interesse pelo conteúdo quando apresentado de forma lúdica, tal interesse foi verificado com a participação ativa de todos os estudantes na atividade. Além do interesse em participar, observou-se a efetivação da aprendizagem, avaliada através da correta identificação do trajeto do sangue venoso e arterial. Com isso, pode-se concluir que a criação e implementação de atividades lúdicas em turmas do Ensino Fundamental para abordar conceitos científicos pode ser eficaz e promover um ambiente de aprendizado estimulante e efetivo.