Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E O TRABALHO COM HETEROGENEIDADE EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109474
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 854
    "inscrito_id" => 7119
    "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E O TRABALHO COM HETEROGENEIDADE EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por duas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2023, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tivemos como objetivo refletir sobre a heterogeneidade e o uso de jogos e sequências didáticas envolvendo o ensino da leitura e da escrita em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Para isso, fundamentamos nossa vivência nos estudos de Soares (2003, 2012) que discute sobre a importância de alfabetizar letrando; Vygotsky (1991), Kishimoto (2008) que exploram a importância da brincadeira; e Leal (2023) que aborda sobre o trabalho envolvendo heterogeneidade. Planejamos sequências didáticas envolvendo o ensino da leitura e da escrita, e confeccionamos e utilizamos jogos de alfabetização que trabalhavam a consciência fonológica, reflexão sobre os princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e de consolidação das relações grafema e fonema. Para realização das atividades organizamos a turma em grupos de acordo com os níveis de conhecimentos sobre a escrita. Concluímos, portanto, que ao trabalhar com o ensino da leitura e da escrita, considerando os diferentes níveis de conhecimentos sobre o SEA e utilizando recursos didáticos que podem favorecer experiências lúdicas, permitem um maior envolvimento das crianças e um avanço em relação aos seus conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7119_TB854_30092024212510.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIM VITÓRIA MARIA CAVALCANTI DA SILVA PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "YASMIM VITÓRIA"
    "autor_email" => "yasmim.vmcspassos@ufrpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109474
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 854
    "inscrito_id" => 7119
    "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E O TRABALHO COM HETEROGENEIDADE EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por duas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2023, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tivemos como objetivo refletir sobre a heterogeneidade e o uso de jogos e sequências didáticas envolvendo o ensino da leitura e da escrita em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Para isso, fundamentamos nossa vivência nos estudos de Soares (2003, 2012) que discute sobre a importância de alfabetizar letrando; Vygotsky (1991), Kishimoto (2008) que exploram a importância da brincadeira; e Leal (2023) que aborda sobre o trabalho envolvendo heterogeneidade. Planejamos sequências didáticas envolvendo o ensino da leitura e da escrita, e confeccionamos e utilizamos jogos de alfabetização que trabalhavam a consciência fonológica, reflexão sobre os princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e de consolidação das relações grafema e fonema. Para realização das atividades organizamos a turma em grupos de acordo com os níveis de conhecimentos sobre a escrita. Concluímos, portanto, que ao trabalhar com o ensino da leitura e da escrita, considerando os diferentes níveis de conhecimentos sobre o SEA e utilizando recursos didáticos que podem favorecer experiências lúdicas, permitem um maior envolvimento das crianças e um avanço em relação aos seus conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7119_TB854_30092024212510.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIM VITÓRIA MARIA CAVALCANTI DA SILVA PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "YASMIM VITÓRIA"
    "autor_email" => "yasmim.vmcspassos@ufrpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por duas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2023, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tivemos como objetivo refletir sobre a heterogeneidade e o uso de jogos e sequências didáticas envolvendo o ensino da leitura e da escrita em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Para isso, fundamentamos nossa vivência nos estudos de Soares (2003, 2012) que discute sobre a importância de alfabetizar letrando; Vygotsky (1991), Kishimoto (2008) que exploram a importância da brincadeira; e Leal (2023) que aborda sobre o trabalho envolvendo heterogeneidade. Planejamos sequências didáticas envolvendo o ensino da leitura e da escrita, e confeccionamos e utilizamos jogos de alfabetização que trabalhavam a consciência fonológica, reflexão sobre os princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e de consolidação das relações grafema e fonema. Para realização das atividades organizamos a turma em grupos de acordo com os níveis de conhecimentos sobre a escrita. Concluímos, portanto, que ao trabalhar com o ensino da leitura e da escrita, considerando os diferentes níveis de conhecimentos sobre o SEA e utilizando recursos didáticos que podem favorecer experiências lúdicas, permitem um maior envolvimento das crianças e um avanço em relação aos seus conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.