O trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por duas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2023, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tivemos como objetivo refletir sobre a heterogeneidade e o uso de jogos e sequências didáticas envolvendo o ensino da leitura e da escrita em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Para isso, fundamentamos nossa vivência nos estudos de Soares (2003, 2012) que discute sobre a importância de alfabetizar letrando; Vygotsky (1991), Kishimoto (2008) que exploram a importância da brincadeira; e Leal (2023) que aborda sobre o trabalho envolvendo heterogeneidade. Planejamos sequências didáticas envolvendo o ensino da leitura e da escrita, e confeccionamos e utilizamos jogos de alfabetização que trabalhavam a consciência fonológica, reflexão sobre os princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e de consolidação das relações grafema e fonema. Para realização das atividades organizamos a turma em grupos de acordo com os níveis de conhecimentos sobre a escrita. Concluímos, portanto, que ao trabalhar com o ensino da leitura e da escrita, considerando os diferentes níveis de conhecimentos sobre o SEA e utilizando recursos didáticos que podem favorecer experiências lúdicas, permitem um maior envolvimento das crianças e um avanço em relação aos seus conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética.