A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO INCLUSÃO NAS ESCOLAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111284 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3389 "inscrito_id" => 5408 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO INCLUSÃO NAS ESCOLAS" "resumo" => "Com a colonização do Brasil, a chegada dos inúmeros países europeus deu-se uma mistura de raças e culturas, desta maneira, a étnica do Brasil é composta por uma ampla diversidade de tradições, linguajar e outros elementos. Por influência dos variados idiomas o país reproduziu diversos dialetos, os quais estão interligados aos sotaques, gírias e a linguagem própria de uma determinada região. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo argumentar sobre a importância dos dialetos regionais, como formato de interação e conhecimento dos alunos, com o intuito de analisar o papel do professor ao esclarecer as variações linguísticas e os diferentes tipos de linguagens em sala de aula, visando diminuir o preconceito linguísticos em relação a comparação da língua apresentada nas gramáticas normativas. Como método de pesquisa optou-se por uma pesquisa de uma orientação teórica MAGDA SOARES (2002) ALMEIDA (2023) e FREIRE (1996). Desse modo, entende-se que é de relevância que os educadores proporcionem métodos que auxiliem a linguagem como forma de inclusão nas escolas, promovendo a diversidade no ambiente educacional, prezando os meios de neutralizar a discriminação relacionada aos diferentes aspectos de fala dos brasileiros, respeitando assim as divergentes culturas e enfatizando que as escolas e os docentes são os principais suportes para amparar os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5408_TB3389_08042024222317.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianauemasul@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111284 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3389 "inscrito_id" => 5408 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO INCLUSÃO NAS ESCOLAS" "resumo" => "Com a colonização do Brasil, a chegada dos inúmeros países europeus deu-se uma mistura de raças e culturas, desta maneira, a étnica do Brasil é composta por uma ampla diversidade de tradições, linguajar e outros elementos. Por influência dos variados idiomas o país reproduziu diversos dialetos, os quais estão interligados aos sotaques, gírias e a linguagem própria de uma determinada região. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo argumentar sobre a importância dos dialetos regionais, como formato de interação e conhecimento dos alunos, com o intuito de analisar o papel do professor ao esclarecer as variações linguísticas e os diferentes tipos de linguagens em sala de aula, visando diminuir o preconceito linguísticos em relação a comparação da língua apresentada nas gramáticas normativas. Como método de pesquisa optou-se por uma pesquisa de uma orientação teórica MAGDA SOARES (2002) ALMEIDA (2023) e FREIRE (1996). Desse modo, entende-se que é de relevância que os educadores proporcionem métodos que auxiliem a linguagem como forma de inclusão nas escolas, promovendo a diversidade no ambiente educacional, prezando os meios de neutralizar a discriminação relacionada aos diferentes aspectos de fala dos brasileiros, respeitando assim as divergentes culturas e enfatizando que as escolas e os docentes são os principais suportes para amparar os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5408_TB3389_08042024222317.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianauemasul@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }