Com a colonização do Brasil, a chegada dos inúmeros países europeus deu-se uma mistura de raças e culturas, desta maneira, a étnica do Brasil é composta por uma ampla diversidade de tradições, linguajar e outros elementos. Por influência dos variados idiomas o país reproduziu diversos dialetos, os quais estão interligados aos sotaques, gírias e a linguagem própria de uma determinada região. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo argumentar sobre a importância dos dialetos regionais, como formato de interação e conhecimento dos alunos, com o intuito de analisar o papel do professor ao esclarecer as variações linguísticas e os diferentes tipos de linguagens em sala de aula, visando diminuir o preconceito linguísticos em relação a comparação da língua apresentada nas gramáticas normativas. Como método de pesquisa optou-se por uma pesquisa de uma orientação teórica MAGDA SOARES (2002) ALMEIDA (2023) e FREIRE (1996). Desse modo, entende-se que é de relevância que os educadores proporcionem métodos que auxiliem a linguagem como forma de inclusão nas escolas, promovendo a diversidade no ambiente educacional, prezando os meios de neutralizar a discriminação relacionada aos diferentes aspectos de fala dos brasileiros, respeitando assim as divergentes culturas e enfatizando que as escolas e os docentes são os principais suportes para amparar os alunos.